Incentivando outros momentos de criação artística

Texto: Tácia Albuquerque – coordenadora de Artes Visuais

Em todas as aulas de Arte falamos sobre a importância de conhecer diversos tipos de artes e buscar se expressar por meio de desenhos, pinturas, esculturas, teatro, dança, música, etc. Pois entendemos que ao fazer arte as crianças expressam reflexões sobre si, sobre o outro e sobre o mundo, podendo utilizar uma ou várias linguagens como a dança, as artes cênicas e performáticas, o audiovisual, a música ou as artes visuais em suas mais variadas especificidades.

Todos os projetos de Arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental se embasam no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1991), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (1996) e na nova Base Nacional Nacional Curricular Comum (2017), além de terem como referência metodológica a Abordagem Triangular da educadora Ana Mae Barbosa, que propõe o processo educativo em Arte a partir de três ações fundantes: ler, contextualizar e fazer.

Alguns até questionam: Por que ensinar Arte na escola?

Mas acreditamos que além de ensinar e aprender Arte, vivenciar um processo criativo na escola envolve lidar com o território do sensível, que dialoga entre objetividades e subjetividades, pois a experiência estética ocorre no encontro entre indivíduo, meio e objeto, quando ocorre uma comunicação afetiva, um olhar aberto para si e para o mundo .

No livro ‘A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos’ (7. ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 2009), a educadora Ana Mae Barbosa explica que “a produção de arte faz a criança pensar inteligentemente acerca da criação de imagens visuais, [pois] ensinar é ultrapassar conteúdos e tocar nos sentidos, na percepção do mundo e na imaginação de como ele pode ser”.

Assim, propomos que, durante todo o ano letivo, os estudantes do 1º ao 5º ano produzam obras com temáticas livres em outros ambientes e outros momentos, além da escola, e que tragam para as aulas de artes suas criações para trocarem conhecimentos sobre seus processos criativos e conversarem sobre as potencialidades das produções artísticas.

Esse momento é chamado de “Arte de Casa”, pois incentivamos as crianças a produzirem arte fora da escola e compartilharem com seus colegas!

Incentive você também! Arte por toda parte!

Confira abaixo as produções de alguns alunos:

Por isso, incentiva-se que além da escola, as crianças façam artes em outros ambientes e outros momentos, e que também tragam suas criações nas aulas de Arte para trocarem conhecimentos sobre seus processos e perceberem as potencialidades das produções artísticas.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 7. ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Tácia Albuquerque – Coordenadora de Artes Visuais