Como escolher o lanche ideal para a prática de esportes?

A prática de atividade física durante a infância é muito importante, pois contribui para o crescimento dos músculos e ossos, além de manter o peso do corpo adequado, evitando complicações provenientes do sedentarismo, como obesidade.

Além disso, a criança precisa ter uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas, legumes e frutas para ter energia e crescer de forma saudável. Deve comer diariamente arroz, feijão, alimentos naturais e beber água várias vezes ao longo do dia, além de evitar industrializados.

Pensando em compartilhar com os alunos do Ensino Fundamental dicas de lanches adequados para serem consumidos antes da prática de exercícios, seguindo as orientações de uma alimentação saudável, a nutricionista da escola, Vanessa Freitas, esteve em algumas salas onde conversou com as crianças e esclareceu dúvidas sobre o tema.

“Em parceria com os professores de esportes, percebemos que muitos dos nossos alunos que praticam alguma atividade física fora do horário de aula não têm trazido lanches saudáveis para consumir antes de realizar exercícios físicos”, esclareceu Vanessa.

​A nutricionista alertou ainda sobre alguns alimentos que dão a sensação de estômago cheio, provocando desconforto, como frituras, biscoitos recheados, bolos e refrigerantes e que não devem ser consumidos com regularidade, e nunca devem ser opção antes da atividade física.

“No lanche da escola oferecemos, diariamente, frutas, uma segunda opção de lanche saudável, além de sucos. É importante que os pais também incentivem o consumo de frutas e legumes em casa”, reforça Vanessa.

Desafio alimentação saudável

Desde o ano passado, a professora de natação, Thaisa Viana, lançou o Desafio Alimentação Saudável. A ideia é que as crianças experimentem alimentos saudáveis e gravem vídeos incentivando outros colegas a consumirem batata doce, inhame e macaxeira, por exemplo.

“A minha ideia surgiu quando observei os lanches que os alunos estavam trazendo para consumir antes dos treinos. Eram muitas guloseimas. Também percebi que alguns alunos não estavam rendendo bem durante as aulas e tendo até náuseas. A partir daí lancei o desafio da batata doce, onde os alunos teriam que experimentar e fazer um vídeo para que pudessem compartilhar com os amigos, e assim também estimular uma alimentação mais saudável do grupo. O desafio foi um sucesso e continua até hoje. Eles estão sempre ansiosos para que cheguem novas etapas para eles sejam desafiados”, explicou Thaisa.