Espaço Educar apresenta: espetáculo Somos Um

Texto: Luisa Gama e Tamylka Viana

Ao pensarmos a campanha deste ano – Cultura da Sustentabilidade – tínhamos o objetivo de transmitir uma mensagem para toda comunidade escolar e fazer com que cada um repensasse  seu papel no sociedade e no planeta.

Para sensibilizar todos os envolvidos neste propósito, desenvolvemos com alunos, pais e colaboradores, algumas ações sustentáveis, nas quais propusemos um novo olhar e agir para os desafios socioambientais do nosso tempo.

Sobre a concepção do espetáculo

No espetáculo SOMOS UM vamos além das questões ecológicas, pretendemos chamar atenção para a forma como sustentamos nossas relações, alimentamos nossa alma, lidamos com avanços tecnológicos, como nos responsabilizamos por nossas escolhas e administramos nosso tempo.

Coreografia, figurino, cenário e algumas músicas do espetáculo foram totalmente construídos por professores e alunos.

“É maravilhoso conduzir um processo colaborativo onde as crianças assumem o compromisso com as mudanças de hábitos e vivenciam o espetáculo na prática”, explica Tamylka Viana, diretora do espetáculo.

Na apresentação, cada série irá abordar um tema. As turmas do 2º ano trabalharão as questões do tempo e a reconciliação com a natureza. “Vamos fazer com que o público entenda que nós, seres humanos, fazemos parte da natureza e devemos repensar nossas atitudes no presente, pois elas afetam diretamente o nosso futuro”, explicou Tamylka.

Alertar para as questões do consumo, esta será a mensagem do 3º ano. Fazer com que o espectador questione e se responsabilize pelas escolhas no agora. Durante os ensaios os alunos refletiram sobre a diferença entre desejo e necessidade – o que é uma necessidade real e o que é desejo?

A tecnologia e seu crescimento exponencial, ou seja, os adventos tecnológicos que evoluem cada vez mais rápido, diferente da evolução linear do ser humano, será o tema apresentado pelos alunos dos 4ºs anos.. “O importante é atentar para a forma como estamos usando os recursos tecnológicos e cuidar para que não percamos as conexões reais.”

O 5º ano representa a energia da figura humana, tendo como referência os quatro elementos: o fogo, o ar, a água e a terra.  A energia humana transforma, propaga, permeia e nutri tanto as relações humanas, quanto a nossa relação com o que nos cerca. “É importante observar o mundo como um reflexo do nosso interior, precisamos centrar-nos para então expandir essa energia.”

Somos Um

Olhe ao seu redor. Onde você está agora? O que te cerca nesse momento? Há algo que você possa fazer por quem está próximo a você? O que pode ser contemplado nesse momento? O que pode ser preservado? O que você pode fazer agora por um mundo melhor?

Diversas questões permeiam o nosso presente, provocam reflexões e exigem que façamos escolhas que afetam tudo que nos toca no agora. O futuro está em construção neste exato momento.  Entre nessa corrente, afinal, Somos Um!

O que? Espetáculo Somos Um

Quando? 11 de outubro – sessões de 17h (turmas da tarde)/19h30min (turmas de manhã)

Local? Teatro Gustavo Leite, Centro de Convenções.

Onde comprar Ingressos? Na secretaria da Escola Espaço Educar, até o dia do evento e na bilheteria do teatro no dia do evento. (crianças até 7 anos não pagam)

Direção: Tamylka Viana.

Leia o roteiro completo aqui: Programacao Mostra 2017