Pequenos contadores: primeira oficina de contação de histórias

Na última sexta-feira (09/03) aconteceu pela primeira vez a oficina de contação de histórias. A mesma prepara as crianças para que estejam mais seguras e descontraídas durante as contações. Técnicas de expressão vocal e corporal, bem como o uso de recursos pedagógicos, são algumas das estratégias trabalhadas, explicou Laís Moraes, mediadora de leitura.

A ação ‘Pequenos contadores, grandes histórias’ já existe há bastante tempo e faz parte do Programa de Leitura da escola. Semanalmente temos contações realizadas por alunos voluntários do Ensino Fundamental, nas salas de aula da Educação Infantil e/ou na biblioteca. As crianças interessadas em participar do Projeto se inscrevem previamente e realizam as contações, no horário do recreio.

“A arte de contar histórias exige do contador a interpretação de diferentes personagens, sentimentos e situações. Por isso a importância das técnicas passadas na oficina.’’, disse Laís. As oficinas serão periódicas, normalmente às sextas- feiras, para alunos do 2º ao 5º ano que demonstrem interesse.