Construção do equilíbrio nas aulas de Educação Física

A infância é certamente uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano. É nessa fase que adquirimos movimentos e aprimoramos características importantes para que possamos desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras.

A Educação Física durante essa fase tem um importante papel no processo de formação do indivíduo. Segundo a coordenadora de Educação Física e Esportes, Tereza Izabel, essa prática trabalha desde cedo a autonomia e o movimento das crianças, além de proporcionar o autoconhecimento do corpo como um todo.

Nas aulas, os professores propõem práticas que estimulam o aluno a desenvolver a coordenação desde o Maternal II. Nesta fase inicia-se o trabalho de estímulo ao equilíbrio, com uma corda colocada de forma plana no chão, permitindo que a criança se sinta segura para realizar as próximas etapas.

As atividades mudam e aumenta o grau de dificuldade de acordo com a série escolar e desenvolvimento dos alunos. Nas aulas, os professores  utilizam diversos materiais, como tábuas largas e estreitas, o banco sueco (que possui um lado mais largo e um mais estreito), além de propor exercícios em superfícies altas, como subir e descer uma “ladeira” de madeira.

As atividades são iniciadas das mais simples às mais complexas, como por exemplo, o equilíbrio em superfícies baixas e largas até as mais altas e estreitas.

‘’O nosso estímulo é para que as atividades de equilíbrio sejam realizadas sem apoio. Os professores ficam por perto para auxiliar, mas o nosso objetivo é que eles consigam realizá-las sozinhos, até adquirirem autonomia total’’, disse Tereza.

A culminância do trabalho de equilíbrio acontece no 5º ano, com a formação de uma pirâmide humana na aula de Educação Física.