Educando para a cidadania

Esse ano a nossa campanha convida toda a comunidade escolar a falar sobre cidadania. “Educar para a cidadania é adotar uma postura reflexiva, fazer escolhas, despertar para a consciência dos direitos e deveres, lutar pela justiça e não servir a interesses seculares”.

O desejo de todos os pais é formar cidadãos, ajudar os filhos a fazerem boas escolhas contribuindo de forma positiva na sociedade. E como falar sobre cidadania com as crianças?

Separamos 5 dicas para te ajudar:

1- Ensine pelo exemplo:

O primeiro fator e o mais importante é o exemplo. Está mais do que provado que as crianças aprendem bem mais por observar e imitar o que os adultos fazem, do que pelos conselhos que são dados.

2- Ensine em casa

Por mais que a escola tenha suas responsabilidades, o papel primário de educar os filhos é dos pais e esta atividade não deve ser delegada para ninguém. Além de ensinar pelo exemplo, oriente o seu filho e veja como ele vai se comportando.

3- Ouça o seu filho

Quanto você conversa com o seu filho? Você pede a sua opinião? E quando ele conversa com você, como você reage? Respeita a sua opinião? Para tornar o seu filho cidadão, é necessário que ele aprenda a conviver com o diferente, com a divergência e aprenda a argumentar. E este primeiro passo deve partir de você.

4- Determine limites

É muito comum os pais oferecerem aos filhos tudo o que não tiveram, dando praticamente tudo o que eles pedem. Isso é muito perigoso, pois pode deixar as crianças mimadas e sem controle. Elas precisam entender que existem limites, que nem tudo está à sua disposição. É importante deixar claro que além de diretos elas têm deveres e responsabilidades a cumprir.

5- Permita que as crianças participem das decisões em casa

Diversas decisões cotidianas podem ter a participação dos filhos. Por exemplo: O que irão fazer no final de semana, qual filme vão assistir no cinema, quais tarefas domésticas cada um irá fazer. Quando as crianças participam das decisões aprendem a colaborar e a aceitar quando o voto é democrático e vai contra a sua opinião — algo que precisam saber lidar desde cedo.

Educar seu (sua) filho (a) para o exercício da cidadania estimula a geração de melhores relações familiares e na comunidade em geral, além de contribuir com a formação de uma sociedade mais justa.