Aula híbrida e o protagonismo do aluno

O Ensino Híbrido é uma das tendências da Educação do século XXI. Ele combina as potencialidades das modalidades de ensino presencial e online, utilizando a tecnologia como facilitadora e propulsora desse processo.

O método envolve a utilização das ferramentas tecnológicas focadas na personalização das ações de ensino e aprendizagem, permitindo aos educadores integrar tecnologias digitais ao currículo escolar.

Nessa metodologia, os alunos têm maior autonomia para estudar os conteúdos das aulas, utilizando material digital preparado pela equipe pedagógica (textos, vídeo aulas, games educativos).

Dentre as estratégias didáticas que estão sendo utilizadas no hibridismo, temos a Sala de Aula Invertida que promove uma maior conexão entre estudantes e professor e entre alunos. Eles criam o hábito de compartilhar as informações sobre os projetos, aprofundar seus conhecimentos e solucionar questões. Tudo isso de maneira criativa e colaborativa.

Capacitação de professores

Para adotar o Ensino Híbrido, foi necessário repensar a organização da sala de aula e o plano pedagógico, desenvolvendo um modelo que favorecesse momentos de interação, colaboração, envolvimento com o tema e uso das tecnologias digitais. Isso tudo para inovar o modelo anterior de ensino e transformar os alunos em protagonistas do próprio aprendizado.

Desde 2015 o Espaço Educar vem preparando sua equipe pedagógica para esse novo formato de educação, investindo em formações, confecção de materiais, construção do ambiente virtual “clube do aluno” e realização de aulas práticas. (veja aqui algumas formações).