Projeto Amigo da turma: desenvolvendo empatia e sociabilidade

O projeto “Amigo da Turma” ( Maternal I ) tem como objetivo estimular nas crianças a empatia, sociabilidade e criatividade. Durante as aulas os alunos realizam atividades diárias junto ao amigo, dentro e fora da escola.

Uma das primeiras atividades é a escolha das características e do nome do ‘Amigo’. Além dessa atividade, as turminhas brincam de médico, dão banho, brincam no parque de areia, fazem piquenique e até levam o ‘Amigo’ para casa.

De acordo com as professoras, o amigo é tratado como se fosse um aluno. É muito importante, que além das crianças e professoras, os pais também entrem na brincadeira e tratem o mesmo como tratam seu filho. Com o engajamento dos pais, as crianças se sentem mais estimuladas a participar das atividades e assim conseguem ter um melhor desenvolvimento.

Como em todos os anos, o projeto foi um sucesso! As famílias ajudaram as crianças a produzir cartinhas de despedida, prepararam um bolo personalizado, levaram o amigo para passeios e muito mais.

Na culminância do projeto as crianças participam de uma festa de aniversário com todos os ‘Amigos’ e se despedem com muita alegria, saudade e carinho.

O projeto Amigo da turma proporciona experiências muito enriquecedoras para as crianças no âmbito social. Quando bem estimuladas, estas podem  levar lembranças para o resto da vida.