Projeto Inventos e Inventores: aprendendo a importância das invenções

Já parou para imaginar sua vida sem o carro, sem o telefone, sem a geladeira ou fogão?  Nós já chegamos nesse mundo com todas essas invenções e por muitas vezes nem nos questionamos sobre como elas surgiram. O projeto Inventos e Inventores busca fazer com que as crianças façam esses questionamentos e descubram  como surgem os inventos.

Durante o projeto as crianças dos 1ºs anos conhecem a história de algumas invenções, a biografia de seus inventores, discute os aspectos positivos e negativos dos inventos, compara o passado com o presente e reflete sobre o que faz o homem pensar nas “invenções”.

Para favorecer a investigação a Escola Espaço Educar promoveu duas aulas de campo, quando os alunos conheceram alguns  inventos importantes que facilitam a nossa vida. Na primeira aula os alunos andaram de VLT e visitaram o Museu da Tecnologia do Século XX. Na segunda aula  visitaram uma Fábrica de Massas e Biscoitos.

VLT e Museu da Tecnologia do Século XX

O passeio de VLT e a visita ao Museu da Tecnologia do Século XX, serviram para que as crianças pudessem visualizar a evolução de diversos inventos, como o trem,  o celular, o rádio, o computador e a câmera fotográfica.

Fábrica de Massas e Biscoitos

A visita à Fábrica serviu para que as crianças observassem  diversas invenções como a roda, a esteira, o forno, entre outras. Quando juntas, conseguem criar um processo de produção ágil, que produz mais em menos tempo, se comparado com a mão de obra humana.