Exercitando os movimentos sensoriais

Durante as aulas de Educação Física os alunos do Maternal II trabalharam  movimentos sensoriais, explorando atividades como abrir garrafas, descolar fita do chão e sentir diferentes texturas. Esses tipos de exercícios ajudam a desenvolver o sentido do tato e a coordenação motora.

Nas aulas as professoras propuseram que eles refletissem sobre os mais diversos materiais presentes na quadra e suas diferenças de tamanho, cor, textura e temperatura. Os alunos vivenciaram atividades que exploram os 5 sentidos e tiveram contato com  diferentes materiais, que foram sentidos com as mãos e os pés.

Para essas atividades foram utilizados materiais como esponja, lixa de parede, arroz, algodão, tampinha de garrafa, entre outros.

Além de diferenciar texturas as crianças exercitaram movimentos como o da pinça, rasgar papel, abrir garrafa, retirar fita colada no chão, colocar ou retirar o pegador do varal.

Segundo as professoras de Educação Física, Jessyca e Emizraim ( Tia Bibi ), é de extrema importância trabalhar esse tipo de conteúdo com as crianças dessa faixa etária, pois os movimentos sensoriais são capazes de desenvolver nas crianças o sentido de ordem, forma, cor, tamanho, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo.