Dia da mulher: Roda de conversa entre mulheres

Empoderamento, sororidade, respeito, empatia, empreendedorismo feminino, autocuidado foram alguns dos assuntos discutidos durante a I Roda de Conversa entre Mulheres, promovida para colaboradoras da Escola Espaço Educar, em homenagem ao Dia da Mulher, na última segunda-feira (9).

Mediando a Roda de conversa, Tamylka Viana apresentou as convidadas e falou sobre o diálogo necessário com temas tão relevantes no universo feminino: desigualdade, discriminação, violência moral, física, psicológica, sexual e patrimonial sofridas pelas mulheres, em casa, no trabalho e na sociedade.

Entre as convidadas, a major Márcia Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha em Alagoas, explicou  como funciona a Patrulha, que tem como objetivo atuar preventivamente na violência contra a mulher, tendo como foco o acompanhamento e o monitoramento de medidas protetivas.

“Algumas mulheres vivem situações de violência e não percebem. Quando participamos de rodas de conversas como essa, esclarecemos algumas dúvidas e explicamos os diferentes tipos de violência sofrida pela mulher. Meu objetivo nessa roda de conversa é sensibilizar todas vocês e explicar que a Patrulha Maria da Penha é uma causa nossa”, explicou a comandante.

Juliana Nascimento, enfermeira obstétrica, parteira urbana, aromaterapeuta, pioneira no parto domiciliar em Alagoas pelo Jardim das Comadres, falou um pouco sobre  os hormônios femininos, o ciclo menstrual e autocuidado.

Segundo Juliana, é fundamental que a mulher busque o autoconhecimento, reserve um momento para se cuidar, se recolher, se conectar com seus sonhos, desejos e que reflita sobre seus medos e inquietações.

“O primeiro passo para o autoconhecimento é se aceitar e aprender a se amar. A partir do momento que conseguimos fortalecer nosso amor próprio, abrimos espaço para conhecer nossas fragilidades e limitações e para se relacionar melhor com o outro”,  explicou Juliana.

A relação entre empoderamento, autoestima, empreendedorismo e independência financeira foi abordada durante a fala de Tamires Melo. Empreendedora, fundadora do Assessoria dos Cachos e primeira especialista em cachos em Alagoas, Tamires incentiva pessoas através de seu trabalho, encorajando-as a aceitarem seus cabelos naturais e a terem orgulho de si.

Tamires contou um pouco sobre o seu processo de autoconhecimento,  empoderamento e aceitação.

“A partir do momento que me conectei com a minha imagem, aceitei meu cabelo e como sou, várias portas se abriram para mim. Poder contar minha experiência para tantas mulheres é muito gratificante. Através da sororidade, podemos repensar a nossa relação com outras mulheres, não só com suas amigas e familiares, mas também mulheres além do nosso ciclo de convivência, todas dignas de apoio e respeito”, relatou Tamires.

Apesar das mulheres terem alcançado bastante espaço e voz na sociedade, momentos como a Roda de conversa são importantes para que possamos desconstruir ideias, repensar atitudes, refletir sobre a desigualdade e  violência contra mulheres, reafirmar conquistas e direitos para que possamos construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.