Ambiente virtual de aprendizagem da Escola Espaço Educar é objeto de pesquisa de mestrado

Texto: Luisa Gama

Natural de Maceió, Pedro Fernandes é formado em Design pela Universidade Federal de Alagoas e atua, desde 2018, como designer da Escola Espaço Educar. No segundo semestre do mesmo ano, iniciou os estudos para mestrado na instituição CESAR School (Recife/PE).

No trabalho de conclusão de curso Pedro desenvolveu a pesquisa “Ambiente Virtual de Aprendizagem para Alunos do 5° ano: UX Design da investigação ao framework”, sobre o ambiente virtual de aprendizagem utilizado na escola – o Clube do Aluno.

A pesquisa teve como objetivo entender o modo como o aluno interage com a plataforma, propor melhorias de forma a prevalecer o fácil entendimento e a satisfação do estudante ao utilizar o Clube do Aluno.

“Por trabalhar na criação do material pedagógico para crianças, vi a necessidade de um estudo aprofundado sobre o ambiente que a escola usa, a fim de identificar algumas oportunidades de melhorias nas áreas de conteúdo, arquitetura da informação e design da plataforma, tornando mais prazerosa a experiência de aprendizagem dos estudantes”, explicou Pedro.

Uma das mudanças propostas para o Clube do Aluno é a diminuição no fluxo de telas, fazendo com que o usuário complete a ação de forma mais rápida. Outra proposta é a implantação de uma ferramenta de busca, além de melhorias no layout.

Ainda segundo Pedro, a intenção é continuar aplicando pesquisas e estudos acerca da plataforma, propondo melhorias, como por exemplo adaptações da ferramenta para alunos com necessidades educacionais específicas. “Esse público em especial carece de instrumentos educacionais adequados e definitivamente será contemplado em estudos futuros.”

A pesquisa foi aplicada em 2020 com alguns alunos do 5º ano.