Conheça o homenageado de agosto: Martin Luther King

fonte: http://www.zumbidospalmares.edu.br/quem-foi-martin-luther-king/

“Eu tenho um sonho.” Martin luther king será sempre lembrado por seu famoso discurso e por seu grande sonho: negros e brancos vivendo em paz uns com os outros, com liberdade e justiça sendo desfrutadas por todos os americanos e pelos seus quatro filhos, vivendo em um país onde não são julgados pela cor da pele, mas sim pelo caráter.

Com esse ideal, King entrou para a história. Mais de 250 mil norte-americanos, incluindo brancos, acompanharam seu discurso durante a marcha sobre washington, em 23 de agosto de 1963. O objetivo de King era fortalecer os direitos dos negros e chamar atenção para os problemas cotidianos por eles enfrentados.

Com seu discurso e suas ideias, King inspirou os cidadãos, estimulando-os a imaginar uma coexistência mais justa entre negros e brancos. Ele próprio vivenciou a segregação racial desde cedo. Nascido em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, na Geórgia, sob o nome de Michael King Jr, filho de um pastor e de uma professora, ele passou grande parte da infância brincando com dois vizinhos brancos – até que um dia seus pais o proibiram de ver os amigos.

Mas King não se deixou abalar. Tanto na escola quanto nos estudos de sociologia e na teologia, ele brilhou mesmo após a sua morte, quando veio à tona que ele plagiou partes de sua tese de doutorado. Aos 17 anos, ele se tornou pastor assistente do pai em Atlanta. Tanto pai quanto filho tinha uma profunda fé em Deus, o que acabou manifestando-se em seus nomes.

Em 1934, King pai viajou para Berlim para participar do congresso mundial batista. Durante a viagem, ele aprendeu muito sobre o reformador Martinho Lutero e ficou fascinado. Ao voltar para casa, King pai mudou seu nome e o nome do filho para Martin Luther King.

O filho não se interessava apenas por religião. Ele também lia Aristóteles, Platão e Marx e gostava particularmente dos escritos de Mahatma Gandhi. “Através do foco de Gandhi no amor e na não violência, descobri o método de reforma social que eu buscava”, disse King. Em 1953, ele se casou com Coretta Scott Williams, com quem teve quatro filhos.

King se engajou de fato pela primeira vez depois que a ativista negra dos direitos civis, Rosa Parks, foi presa em 1955 por se recusar a dar lugar para um homem branco em um ônibus público em Montgomery, no Alabama.

King também apoiou os integrantes das chamadas freedom rides (viagens da liberdade) na Geórgia, nas quais os negros se manifestavam em pequenos grupos e de maneira pacífica contra a segregação no espaço público.

Por fim, os protestos da população negra em todo o país acabaram por surtir efeito. Em junho de 1963, o então presidente, John F. Kennedy, apresentou a lei dos direitos civis, que previa igualdade ampla e nacional. Um ano depois, após o assassinato de Kennedy, o novo presidente, Lyndon B. Johnson, ratificou a lei.

Até hoje, King é considerado um herói da história norte-americana e seus sonhos acompanham muitos negros nos Estados Unidos, incluindo sua neta Yolanda Renee King, que só recentemente apareceu em público.
No último dia 24 de março, durante a marcha pelas nossas vidas, em Washington, ela expressou seus desejos: “meu avô sonhou que seus quatro netos não seriam julgados pela cor da pele, mas pelo caráter deles. Eu tenho um sonho de que já basta. De que este deveria ser um mundo livre de armas e ponto”, disse a menina de nove anos, não muito longe do lugar onde o avô realizou seu famoso discurso.

Frases de Martin Luther King (fonte: https://www.todamateria.com.br/martin-luther-king/)

  • O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
  • No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.
  • Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.
  • Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.
  • Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendermos a conviver como irmãos.

Curiosidades sobre Martin Luther King

  • Seu nome legal ao nascer era “Michael King”.
  • Martin foi o homem mais jovem a receber o “Prêmio Nobel da Paz”, em 1964.
  • Foi detido 20 vezes e atacado outras 4, sempre por ter denunciado alguma injustiça contra afrodescendentes.
  • James Earl Ray, suposto assassino de Martin Luther King Jr, confessou o crime, mas, logo depois, repudiou sua confissão.

Morte de Martin Luther King
Martin Luther King Jr. foi morto no dia 4 de abril de 1968, em Memphis, quando se preparava para mais uma marcha civil.

Ainda permanece a dúvida sobre a real autoria deste crime, posto que King era odiado por grupos racistas espalhados pelo Sul dos Estados Unidos.

Veja alguns vídeos sobre Martin Luther King