Assistentes tecnológicos em sala de aula favorecem a aprendizagem e garantem autonomia do aluno

Visando atender à nova realidade e rotina de aulas para os alunos do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano), a equipe pedagógica da Escola Espaço Educar planejou um modelo de atendimento que vem dando muito certo. Passamos a contar com a ajuda de assistentes tecnológicos que atuam no apoio aos professores regentes, garantindo o acolhimento e atendimento aos alunos que acompanham as aulas remotamente. Esse modelo favorece a aproximação e a atenção aos dois públicos, além de gerar qualidade na aprendizagem.

Cada turma conta com o atendimento de um assistente tecnológico, que fica à disposição dos alunos durante todas as aulas.

Imagine, por exemplo, que durante a aula um aluno esteja com uma dúvida e a envie pelo chat da plataforma. Nesse momento, o assistente tecnológico atende ao aluno e encaminha a dúvida para professora, fazendo a ponte entre o estudante em ensino remoto e o professor.

Além disso, é muito importante o auxilio que eles dão aos alunos no acesso à plataforma e aos recursos tecnológicos utilizados. Monitoram o que está acontecendo na plataforma de web conferência e organizam a participação dos alunos remotos na dinâmica de aula.

Todos os assistentes tecnológicos são estudantes de psicologia ou pedagogia. Eles passam por uma formação sobre a proposta pedagógica e metodologia de trabalho do Espaço Educar, conhecem os recursos tecnológicos e plataformas utilizadas pelos professores em sala de aula, além de receberem orientações gerais sobre a postura adequada no ambiente escolar.