Cíclicas como a vida – feliz dia da mulher!

1- Cíclicas como a vida.
Assim como toda vida nós somos cíclicas.
Os hormônios que regem o ciclo menstrual atuam também sobre nossas emoções fazendo com que vivamos um ciclo de nascimento, plenitude, declínio e morte. Assim, podemos, por exemplo, nos sentir jovialmente curiosas e animadas em um momento do ciclo, sorridentes e eloquentes em outro e cansadas e introspectivas em outro.
Tomar consciência das mudanças de humor que ocorrem ao longo de cada ciclo, reconhecendo sentimentos e registrando as predisposições, nos permite identificar padrões e compreender melhor nossos comportamentos, atendendo às necessidades de cada momento.
Respeitar a si mesma honrando sua Natureza Cíclica é escutar seu corpo

  • Parar e descansar quando cansada
  • Dizer não quando algo lá no fundo pede isso
  • Ousar e desbravar quando partir de seu íntimo
  • Socializar quando realmente sentir essa disposição e ficar na concha quando se sentir introspectiva
    Para isso é Preciso se Conhecer!!!

2- Ciclo Menstrual, um portal para o autoconhecimento
O ciclo menstrual pode ser dividido em 4 fases principais: menstruação e pré-ovulatória, também conhecida como fase folicular, onde predomina o hormônio estrogênio; ovulatória e pré-menstrual, também conhecida como fase lútea, onde predomina o hormônio progesterona. Ambos hormônios influenciam diretamente na forma como nos sentimos fisicamente e emocionalmente.

3- Nossos ciclos não são discos, são espirais.
Embora os ciclos sejam voltas, eles nunca retornam exatamente ao mesmo lugar. Nenhuma primavera é igual a outra. Uma manhã vira tarde, noite e, por fim uma nova manhã.

Menopausa
Ao aproximarmo-nos da menopausa podemos sentir muitos desconfortos devido às flutuações emocionais causadas pela gradual pausa das funções ovarianas. Esse período de transição hormonal é chamado de perimenopausa. Calorões, irritabilidade, mudanças de humor, insônia, perda da libido, secura vaginal, ganho de peso e cansaço podem ser alguns sintomas percebidos nesse período de transição. Além de alguns suportes terapêuticos naturais, uma visão positiva sobre a menopausa pode ajudar a viver essa transição de forma plena e leve. Nessa nova fase podemos desfrutar da nossa sexualidade e também canalizar nossa energia criativa para gerar projetos e coisas bonitas no (e para o) mundo.

4- Acompanhar o seu ciclo permite que você faça melhores escolhas ao marcar compromissos, atendendo as necessidades ou aproveitando as potencialidades de cada fase. Cada mulher, no entanto, tem seu ritmo único. Observe como seu ciclo se manifesta. Não há necessidade de se encaixar em nenhum padrão. Apenas observe e utilize estas informações como mais uma forma de tornar consciente e conhecer seu ciclo e seus ritmos. Quando vibramos com nossa energia cíclica, florescemos e realizamos nosso pleno potencial, nos tornamos mulheres conscientes, empoderadas de si mesmas revelando e expressando nossa existência sagrada.

Fonte: Mandala Lunar