Você sabe lidar com as frustrações das crianças?

Na nossa campanha anual “Permito-me sentir”, propomos reflexões que nos ajudam a aprender, identificar e lidar melhor com alguns sentimentos e emoções. No mês de maio, o sentimento abordado pela campanha é frustação. Nem sempre sabemos lidar com esse sentimento e, por vezes, ficamos tristes, chateados ou com raiva.

É fundamental que os adultos façam intervenções adequadas nas situações de frustação vivenciadas pelas crianças, explicando que o fracasso e a vitória (ganhar ou perder), fazem parte da vida. Esses momentos são fundamentais para que eles percebam o que podem melhorar, mesmo que naquele momento seja difícil de compreender.

As psicólogas da Escola Espaço Educar Roberta Amendola e Adriana Pitta listaram 6 situações de frustação e orientam como os pais e/ou responsáveis podem lidar com cada uma delas.

Situação: Algumas crianças trazem brinquedo de casa para a escola mesmo não sendo o dia acordado pela tal. Nessas situações, é comum ouvirmos dos pais: “Eu disse que não poderia trazer, mas ele/ela começou a chorar…”

Orientação: Essa é uma ótima oportunidade para dizer às crianças, com afeto, calma e firmeza, que aquele dia não é o dia combinado para levar brinquedo, mas que na sexta-feira ele/ela poderá levá-lo para brincar com os amigos.

Situação: A criança traz um brinquedo de casa na sexta-feira, mas só quer brincar com o do(a) amigo(a), chegando a chorar e pedir aos pais um brinquedo igual.

Orientação: Acolha o sentimento da criança, dizendo que entende o que ele/ ela está sentindo, porque afinal de contas, o brinquedo do amigo é bastante interessante, mas que ele também tem brinquedos bem legais. Além de lidar com a frustação, a criança poderá aprender a dar mais valor aos brinquedos que possui.

Situação: Algumas crianças, quando estão em processo de alfabetização, se comparam com colegas de sala que já sabem ler ou escrever.

Orientação: Nada mais difícil do que sentir-se diferente ou inferior ao outro. É muito importante escutar e acolher o sentimento da criança. Contudo, acolher não é necessariamente ficar na dor do outro. Nesse caso, acolher é mostrar à criança que tudo o que ela está passando faz parte de um processo natural de aprendizagem. Mostre o que ele/ela já aprendeu, dando-lhe suporte para avançar, mas que cada um aprende no seu tempo.

Situação: A turma é dividida e a criança fica num grupo separado dos (das) amigos (as) mais próximos.

Orientação: É muito importante acolher a frustração da criança e em seguida explicar que essa pode ser uma ótima oportunidade de conhecer novos amigos e ainda que todos se encontrarão no horário do intervalo.

Situação: A criança tem dificuldade em aceitar quando perde nos jogos.

Orientação: Os pais devem aproveitar momentos de lazer e jogar sem deixar a criança ganhar sempre (às vezes pode deixar). No momento em que a criança reagir com intolerância (chorar, querer sair da brincadeira, derrubar o jogo, etc) os pais devem esperar a criança se acalmar e, em seguida, conversar mostrando que perder é natural, que, na vida, não iremos ganhar sempre e que esse tipo de comportamento poderá afastar os amigos de sua convivência.

Situação: A criança fica frustrada ao tirar nota baixa em uma prova.

Orientação: Os pais devem tranquilizar a criança dizendo que ela terá a oportunidade de recuperar essa nota em outro momento. Uma atitude tranquila dos pais irá favorecer segurança para a criança e, juntos, poderão avaliar o que aconteceu e o que pode ser melhorado para as próximas provas.

Apesar da frustação nos trazer uma sensação não muito agradável, ela nos ajuda a aprender que nem tudo na vida acontece da maneira que queremos ou gostamos. Ensinar a criança a saber lidar com situações de frustação é uma forma de ajudá-la a enfrentar as adversidades que surgirão ao longo da vida.

É importante lembrar que a postura de tranquilidade e acolhimento dos pais facilitará esse momento de aprendizagem e fortalecimento emocional das crianças. E lembre-se: Se precisar, peça ajuda de um profissional.