Material pedagógico autoral aproxima aluno da proposta pedagógica da escola

Pensando em oferecer aos alunos um material didático alinhado à identidade e ao projeto político pedagógico da escola, em 2017 a Escola Espaço Educar renovou e adequou os módulos pedagógicos do Ensino Fundamental às exigências do MEC.

O material é elaborado no contexto de um amplo debate nacional em torno da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens essenciais a que todos os alunos devem ter direito, ao longo da Educação Básica.

Todo o processo de elaboração e construção do material didático exige a participação ativa de toda a equipe pedagógica, bem como a assessoria de especialistas, para que possamos observar todos os aspectos que são relevantes e que precisam ser contemplados no material.

Os módulos de ciências da natureza, por exemplo, foram pensados tomando como base a ideia de letramento cientifico, baseado no ensino por investigação e ensino maker, que permite ao aluno agir sobre os objetos, levantar e testar as hipóteses propostas. Além disso, o material possui linguagem e didática adequadas à idade e ao desenvolvimento do aluno.

Outra curiosidade sobre o material pedagógico é que ele é diagramado na própria escola por designers multidisciplinares que desenvolvem a identidade do material, deixando-o lúdico, atrativo e de fácil compreensão.

Aliar esse material ao uso das tecnologias, como QR code, é essencial para estimular os nossos alunos e acompanhar as tendências inovadoras que contribuem com a aprendizagem das nossas crianças.