Aula interdisciplinar: Ciências da Natureza e Arte

Explicando como ocorre a formação do arco-íris 🌈

Você sabia que Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível? Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris.

Para explicar a teoria do físico, os alunos dos 3º anos produziram Discos de Newton.
Após colorir o disco, os alunos giraram o objeto e, por conta da velocidade, não perceberam o detalhe de cada cor, pois nosso olho não consegue acompanhar o movimento, e por isso observamos o disco na cor branca. Interessante, não é?

O experimento foi realizado na aula interdisciplinar de Arte e Ciências da Natureza.