Dia Nacional de Atenção à Dislexia: entenda um pouco mais sobre o assunto

O dia 16 de novembro marca o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. A data foi instituída com o objetivo de difundir informações sobre o transtorno, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

A ausência de conhecimento sobre o assunto leva muitas pessoas a tratarem a dislexia como preguiça, indisciplina ou déficit intelectual. Por isso, é essencial que pais, professores e educadores entendam sobre o transtorno e ofereçam suporte, uma vez que identificar os sinais precocemente é fundamental para uma intervenção adequada e eficaz.

Para saber mais sobre o transtorno, que, segundo a Associação Brasileira de Dislexia, acomete de 0,5% a 17% da população mundial, entrevistamos a coordenadora pedagógica da Escola Espaço Educar, Guirleide Turela, para responder dúvidas recorrentes sobre o assunto.

O que é dislexia?

Guileide Turela: A dislexia é um transtorno de aprendizagem que engloba dificuldades na leitura e na escrita por um déficit no processamento fonológico e que leva a problemas na alfabetização.

Quais são os sintomas desse transtorno?

G.T.: Em ambiente escolar alguns sintomas da dislexia podem ser facilmente identificados como atrasos na fala, omissões de sílabas ou substituição de vogais e/ou consoantes, fala inteligível, dificuldade de memorizar letras e sons etc. Devido a essas dificuldades é comum pouco interesse por livros ou atividades que envolvem a leitura.

Por que o diagnóstico precoce é importante?

G.T.: O diagnóstico precoce multidisciplinar é muito importante, visto que esses sintomas também estão presentes em outras patologias.

Como é feito o diagnóstico?

G.T.: O diagnóstico é clínico e passa por uma avaliação interdisciplinar do neurodesenvolvimento da criança — neuropediatra, fonoaudiólogo, psicopedagogo, entre outros — e pela exclusão de outras patologias.

Fique atento ao crescimento do seu filho. Acompanhamento médico e psicológico é essencial para uma infância saudável.