Alunos do Ensino Fundamental partilham conhecimento na 1° edição do Educar Compartilha

As turmas do 2° ao 5° ano visitaram o auditório para participar da primeira edição do Educar Compartilha. O evento, que iniciou na terça-feira (10), foi pensado como uma oportunidade dos alunos compartilharem entre si suas experiências vivenciadas durante essa primeira etapa letiva. Cada turma ficou encarregada de apresentar o conteúdo para a turma do ano anterior. No primeiro dia, o 5°ano discursou para os colegas do 4°, e o 3° ano para o 2°. Esse encontro também ocorreu nesta quinta-feira (12), onde, dessa vez, os estudantes do 4° ano e do 2° comandaram os seminários.

Os pequenos tomaram para si todo o protagonismo durante as apresentações do Educar Compartilha. Com muita autonomia e desenvoltura, abordaram temas de diversas áreas do conhecimento, como sustentabilidade, gestão, ciências da natureza e muito mais. “Como você deixou o mundo mais sustentável hoje?” Essa foi a reflexão fundamentou as apresentações das turmas do 5° ano. Todos os grupos desenvolveram suas apresentações a partir da temática de sustentabilidade, como coleta Seletiva, problemas ambientais, cidade sustentável e esteira seletora.

Na segunda parte do encontro, os alunos do 2° ano ficaram encantados quando entraram no auditório e foram recebidos por um simpático cãozinho, que estava acompanhado de um coelho, duas tartarugas e dois peixinhos. Os animais foram utilizados na apresentação do 3° ano para explicar aos colegas do 2°ano sobre os cinco grupos do reino animal. Além das exposições, as crianças também falaram sobre patrimônio material e imaterial.

Além de enriquecer o ensino, o Educar Compartilha surge com o propósito de desenvolver também as competências emocionais e sociais dos alunos: “Eles partilharam informações, sentimentos, ideias e experiências a respeito do que aprenderam. Exercitaram a empatia e o diálogo, encorajando uns aos outros, resolveram conflitos e agiram de forma cooperativa, uma experiência carregada de significados para o resto da vida!” Destaca a coordenadora pedagógica, Guirleide Turela.