Líder Em Mim: Espaço Educar projeta novas conquistas com a manutenção do programa em 2023

O Líder em Mim (LEM) é um programa de educação socioemocional que tem o objetivo de promover a mudança comportamental em toda a comunidade escolar (educadores, alunos, famílias e responsáveis), desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento para que os alunos se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

Baseado no livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, O Líder em Mim propõe uma vivência guiada por 7 hábitos, relacionados a 5 domínios das competências socioemocionais: consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

O método incentiva os alunos a acharem seus próprios dons e enxerga que cada criança é um líder em potencial. Existem sete passos básicos trabalhados em sala que são os “pilares” do projeto e criam uma linguagem comum, facilitando a comunicação entre alunos e professores:
Hábito 1 – Seja proativo;
Hábito 2 – Comece com o objetivo em mente;
Hábito 3 – Faça primeiro o mais importante;
Hábito 4 – Pense ganha-ganha (ou seja, o aluno precisa resolver possíveis conflitos de forma que ambas as partes saiam ganhando);
Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
Hábito 6 – Crie sinergia;
Hábito 7 – Afine o instrumento (ache um equilíbrio entre corpo, cérebro, coração e alma).

O Líder em Mim foi implementado na escola no início de 2022 e já trouxe resultados notáveis no desenvolvimento dos alunos. Neste ano, o planejamento começou antes mesmo das aulas voltarem, com treinamentos para todos os integrantes da equipe escolar. O treinamento proporciona a imersão dos participantes em cada um dos 7 Hábitos e ensina como desempenhar com eficiência o programa na escola.

Através desses momentos de integração, professores e demais funcionários, mudanças significativas têm acontecido, como explica a coordenadora pedagógica Guirleide Teles:

Em sala, desde as primeiras aulas foram desenhados os papéis de liderança e a árvore dos sete hábitos, o que ajudará na organização diária da sala e na aplicação dos sete hábitos no cotidiano escolar. Em breve, com a ajuda dos professores, as crianças estarão traçando a missão da turma e a missão pessoal.

A cada dia, os alunos estão mais engajados e comprometidos a traçar metas e a desenvolver suas habilidades de liderança.