Educação Financeira no Ensino Fundamental: aprendendo valores que transformam

Neste trimestre, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Espaço Educar estão embarcando em uma jornada educativa fascinante sobre educação financeira. Os pequenos fizeram descobertas valiosas acerca da origem do dinheiro, orçamento familiar, inflação, moedas e cédulas, empreendedorismo e muitos outros assuntos significativos. Através de uma abordagem lúdica e interativa, eles estão desenvolvendo habilidades essenciais para a inserção consciente na vida financeira.

‌Uma das principais lições aprendidas pelos estudantes foi o poder da partilha. Com uma visão abrangente sobre educação financeira, as crianças organizaram uma campanha solidária de doação de brinquedos para as crianças do Instituto Laca (Lar De Amparo À Crianças Para Adoção). Esse ato de generosidade não apenas promove o espírito de empatia, mas também os ensina sobre a importância de dar e compartilhar recursos.

‌E para finalizar com chave de ouro este importantíssimo tema, os pequenos já iniciaram os preparativos para a 2ª edição do evento Menos é Mais. O evento sobre educação financeira ocorrerá em setembro, e irá reunir alunos e famílias para compartilhar conhecimentos e experiências sobre o assunto. As turmas do Fundamental prometem mostrar tudo que aprenderam em sala de aula. Será um momento único para debater, trocar ideias e refletir sobre como uma educação financeira sólida pode impactar positivamente suas vidas e da comunidade.

A coordenadora de Matemática da Escola Espaço Educar, Emanuelle Alinny, destacou a importância dessa iniciativa em formar cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente desde cedo.

“O trabalho que realizamos coloca as crianças como protagonistas do conhecimento. Elas participam de todas as etapas ativamente e de forma interdisciplinar, uma vez que trazemos conhecimentos históricos sobre o surgimento do dinheiro, da própria Matemática e também atitudes de liderança, discutidas previamente ao longo do programa Líder em Mim. Como a ideia é trazer tais conceitos de forma contextualizada, utilizamos exemplos do dia a dia para fomentar o desejo das crianças durante a realização das etapas.”

Ela também ressaltou que, ao compreenderem o valor do dinheiro, a importância da economia, o poder da partilha e a responsabilidade social, os alunos estarão melhor preparados para tomar decisões financeiras sábias e sustentáveis no futuro.