Culminância dos Jardins

Ao som de músicas como Pacatatu, A pulguinha, O hipopótamo e O sono do Bicho, as turmas do Jardim I, se aparesentaram durante o fechamento de projetos do trimestre. Regidas pela educadora musical Cristiane Sanches, as turmas exibiram todo repertório do Projeto A Bicharia Canta. Os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Ciências, atividades do Projeto Gigantes do Mar, também foram apresentados num seminário para pais e familiares. Como lembrança desse projeto, as crianças levaram para casa tubarões feitos de garrafa pet.

Leitura
Murais de desenhos revelaram todo aprendizado construído ao longo do Projeto Contos de Grimm. As crianças também participaram de dramatizações das histórias. Nos corredores da escola, uma exposição com ilustrações feitas pelos alunos atraiu a atenção de todos os visitantes.

Histórias como Rumpelstichem, o Gato de Botas, Os músicos de Bremem, O Princípe Rã e Henrique de Ferro, foram ilustradas pelos alunos e exibidas num enorme mural de ilustrações.

O projeto Contos de Grim foi trabalhado nas seguintes turmas:
Jardim I A – Paula: (História) A bela adormecida
Jardim I B – Mariana: (História ) O Ganso de ouro
Jardim I C – Flávia (História) O Gato de botas
Jardim I D – Ivalda (História) A branca de neve

Mostra de Arte

Assim com as turmas do Ensino Fundamental, os alunos dos Jardins também tiveram a oportunidade de demonstrar suas criações artísticas numa mostra especialmente produzida nas aulas do Ateliê Educar. O artista homenageado foi o cearense Aldemir Martins.As crianças fizeram a releitura da tela Gatos.

O artista

Nascido em Ingazeira, no Ceará, em 8/11/1922, Aldemir Martins tornou-se conhecido por seu trabalho vibrante e colorido. Em seus desenhos, gravuras e quadros, vêem-se cangaceiros, galos, peixes, gatos, frutas e paisagens.
Na série de Gatos, transparece uma brasilidade sem culpa que extrapola o eixo temático e alcança as cores, as luzes, os traços e telas de uma cultura. Ao longo de suas produções artísticas, o artista trabalhou com suportes diversos, como caixas de charutos, telas de linho, de juta e de tecidos variados. Muitos de seus desenhos e pinturas foram reproduzidos em produtos industrialiais, como pratos, azulejos, bandejas, xícaras e embalagens. O artista plástico cearense morreu aos 83 anos, no dia 5 de fevereiro de 2006.

OBJETIVOS dessa Mostra de Arte

– Permitir que as crianças pudessem conhecer a biografia e as obras do artista Aldemir Martins

– Possibilitar noções de cores primárias, técnicas de pintura de figuras e fundo

– Releitura através da apreciação  de obras do artista

Conteúdos de Artes trabalhados em sintonia com os Projetos

Dentro dos projetos de sala Gigantes do Mar, foi trabalhado a importância da reciclagem e a anatomia dos tubarões. As turmas realizaram a construção de um tubarão, utilizando garrafas pet, também fizeram pintura sobre plástico. Destaque para a releitura da tela Gato com Flores.

FOTOS Fechamentos dos Jardins

Confira os melhores momentos das apresentações das turmas dos Jardins I A, B, C e D, das professoras: Paula e Mariana, Flávia e Ivalda

CLIQUE:

FOTOS JARDIM I A e B