O que ler no Carnaval?

Livros: a melhor companhia para os dias de folia

Por Claudia Lins

Para quem vai viajar, ou mesmo aproveitar os dias de folga e passar mais horas em casa com os filhos durante o carnaval, reservar algum tempo para a leitura, é uma boa dica para compartilhar momentos especiais com as crianças.

Que tal aproveitar o recesso escolar e contar histórias para seu filho! Se ainda encontrar alguma livraria aberta, saía com ele e escolham um livro legal, ou passem juntos na banca de revistas para ver as novidades.

Revisitar a biblioteca de casa, relendo as histórias preferidas das crianças, também é uma forma divertida e especial de incentivar o gosto pela leitura.

Sem falar que um bom livro se torna ainda melhor cada vez que o relemos.

Dicas para um Carnaval Literário

Pensando em quem está em busca de dicas de leitura para esse carnaval, separamos quatro livros. Quem sabe, se entre uma comemoração e outra, não sobra tempo para conhecê-los?

Os Ibejis e o carnaval

A escritora Helena Theodoro, em seu mais importante papel — o de avó —, conta para seus dois netos, Neinho e Lalá, histórias do nosso carnaval.O livro apresenta de forma lúdica para as crianças, personagens tradicionais do carnaval brasileiro, como o mestre-sala e a porta-bandeira. As ilustrações são muito bonitas, o traço é leve e criativo e o jogo de cores é realmente encantador. Há também um ” rico glossário” definido na quarta capa, “pelo qual o leitor mirim poderá saber mais sobre uma das mais bonitas e famosas festas brasileiras”. Autora: Helena Teodoro – Editora: Pallas – 32 pg

O esconderijo das vontades

Uma cidade onde as vontades moram dentro da pessoas, mas nem sempre são notadas.Quando ignoradas, as vontades deixam as pessoas e saem em busca de outro lugar para se instalar… Uma fábula que celebra a coragem.
Autor: Jonas Ribeiro
Editora: Callis – 40 pg
Público alvo: do 2º ao 5º ano

OBAX
Quando o sol acorda nos céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece e é hora de descobrir muitas aventuras. A menina Obax tem a imaginação fértil e encanta a todos com suas histórias…
Autor: André Neves
Editora: Brinque Book – 36pg
Indicado para crianças de 5 a 12 anos
Livro vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil 2011

Alecrim Dourado e outros cheirinhos de Amor
O  livro traz quadrinhas que conduzem os leitores a uma viagem pelo fantástico mundo da poesia, onde os versos têm cheiro, cores, surpresas e lembranças da infância. Brincadeiras com o mundo da oralidade.

Autores: Lenice Gomes e Giba Pedrosa
Editora: Cortez – 32pg