Dia do Bibliotecário

A bibliotecária Teófila Costa e sua auxiliar Cris, felizes entre os livros

Elas são as responsáveis por conduzir a Bibilioteca Educar e juntas administram um acervo de aproximadamente 6 mil livros, além de CDs, DVDs, mapas e periódicos. A bibliotecária Teófila Costa e  sua auxiliar Cristina Silva trabalham juntas e em harmonia para que o espaço dos livros na escola seja um canal aberto de incentivo à leitura e formação de novos saberes.

“Somos companheiras, procuramos sempre trabalhar em sintonia e em acordo com as ideias uma da outra”,  diz a auxiliar Cristina Silva, definindo o espiríto de cooperação que une a dupla. Ela que atuou como professora auxiliar da Educação Infantil durante sete anos e somente há três anos passou a integrar a equipe da Biblioteca Educar, admite o imenso prazer que sente trabalhando no espaço dos livros.

“Foi uma mudança maravilhosa, logo me identifiquei com a Biblioteca e esse contato diário com os livros só me fez gostar ainda mais de ler. Hoje posso me considerar uma leitora mais assídua. Se me perguntassem se quero voltar para sala de aula, responderia sem pensar: não quero, pois trabalhar aqui é uma delícia”, diz  a auxiliar de Biblioteca Cristina Silva.

Ponte com o conhecimento

Bibliotecária formada pela Universidade Federal de Alagoas, Teófila Costa trabalha há 7 anos na Biblioteca Educar. “Sou muito apaixonada pela educação e conviver diariamente neste universo me faz construir pontes entre a cultura, o conhecimento e a sala de aula. Sempre levo o que aprendo com os livros para minhas aulas fora daqui”, diz a bibliotecária, que também atua como professora do Ensino Fundamental lecionando para alunos da rede pública de ensino.

Equipe da Biblioteca em recente arrumação do acervo

“Aqui me sinto feliz, mas ainda tenho planos de promover mais interatividade no espaço da biblioteca, me libertar para novas propostas de leitura, quero crescer sempre mais”, revela Teófila.

Visite a Biblioteca Educar!

A Bilioteca do Espaço Educar oferece os seguintes serviços:

Leitura compartilhada e consulta local

Empréstimos de Livros e periódicos

Rodas de leitura acontecem diariamente

Visita orientada  para conhecer o acervo e sua localização na biblioteca

Atividades culturais – Rodas de leitura diariamente, a cada 30 minutos, no horário de funcionamento da biblioteca, exposições, datas comemorativas, semana do livro infantil, entre outros.

As rodas de leitura acontecem de segunda à sexta-feira para todas as turmas, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Para as turmas do 1º ao 5º ano , as rodas de leitura ocorrem com empréstimos de livros.

Dia do Bibliotecárioorigem da data: é comemorada em 12 de março em homenagem ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.