Contações de histórias com oficinas criativas é o destaque do projeto que acontece toda semana na Bilioteca Espaço Educar
Uma intensa programação literária começa a movimentar os momentos de roda de leitura na Biblioteca Espaço Educar a partir dessa semana. Teve início nessa segunda-feira, 03 de setembro, o projeto Era Uma Vez Outra Vez, ação integrante do Programa Leitura Viva, planejado pelos setores de comunicação e coordenações pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para dinamizar a leitura na escola.
Pela manhã, as educadoras Maria Mendonça e Franklane, foram as contadoras voluntárias. Tia Maria contou para o 2º A, a história A àrvore Generosa, de Shel Silverstein, em seguida realizou uma oficina criativa, dando as crianças a oportunidade de colorir as imagens da história. Tia Fran contou para os alunos do 1º ano A, o conto de mistério Só Um Minutinho, história traduzida por Ana Maria Machado. A mesma história, contada pela mediadora de leitura, tia Suely, será apresentada à tarde para os alunos do 1º ano A.
Comemorando o dia de nascimento da escritora de livros para infância e adolescência Sylvia Orthof, as crianças serão apresentadas a títulos da autora, que completaria 80 anos de idade, nesta segunda-feira (03 de setembro).
Para as turmas da tarde, tia Fran apresentará as seguintes histórias de Sylvia Orthof: As casas que mudaram de casa (5º ano A) e Fada Fofa, Onça Fada (2º ano A). Nesta e nas próximas semanas, outras tramas de Sylvia Orthof serão recontadas pela equipe do Era Uma Vez Outra Vez.
Carioca, nasceu em 1932, filha única de um casal de imigrantes pobres. Seus pais eram judeus austríacos e fugiram para o Brasil entre as duas guerras mundiais. Teve formação artística, estudou mímica, teatro, pintura, desenho e arte dramática.
Um convite de Ruth Rocha para escrever histórias infantis para a revista Recreio abriu definitivamente as portas da literatura infantil para Sylvia Orthof. Publicou 152 histórias e peças teatrais infanto-juvenis. Versátil, a autora explorou diversos gêneros literários: prosa, poesia e teatro. Viveu seus últimos anos de vida em Petrópolis. Sua vida e sua obra continuam inspirando até hoje inúmeros escritores infantis.
A programação completa da semana está disponível nessa reportagem e no mural Leitura Viva do lado de fora da Bbilioteca.