Leitura e Valores

2013 é o ano de refletir sobre a importância dos valores, tema que está mobilizando educadores e alunos em enriquecedores momentos literários

capa

As turmas da Educação Infantil estão compartilhando a leitura de histórias e fábulas inspiradas nos valores humanos. Nas classes dos Maternais aos Jardins II, o livro “O Pintinho Azul“, ajuda a refletir sobre o tema do mês de fevereiro: “respeito“.

Nas aulas de musicalização, a professora Cris Sanches reserva alguns momentos para conversar com as turmas dos Jardins  sobre ações que no cotidiano podem ajudar a transformar o mundo. O tema trabalhado pela educadora a partir da leitura de fábulas é a “gentileza”.

Nas aulas de musicalização, Cris Sanches conversa com as crianças sobre o valor do mês de março: gentileza

O tema valores foi escolhido pela direção da escola e equipe pedagógica para ser trabalhado durante o ano inteiro. Cada valor corresponde a um diferente mês do ano, de acordo com a seguinte tabela:

Fevereiro – Respeito –   Março – Gentileza – Abril – Honestidade –  Maio – Amor –

Junho – Perdão – Julho – Amizade – Agosto – Humildade – Setembro – Compaixão

Outubro – União  – Novembro – Gratidão –  Dezembro – Solidariedade

As educadoras são estimuladas a trabalhar a discussão do tema a partir da leitura de diferentes textos e rodas de conversa nas salas.

VALORES PARA VIDA  –Texto: Direção Espaço Educar

Vivemos hoje na sociedade do consumo, onde os valores morais estão sendo esquecidos.
Essa realidade, muito presente na escola, tem um impacto tamanho na educação e merece a nossa atenção enquanto cidadãos, pais e educadores.

Há que se pensar e investir em um trabalho perene de fomento de valores morais que são essenciais à convivência, à harmonia e à felicidade.

Pensando nisso, neste ano de 2013 estaremos tratando deste tema, com o objetivo de trazer o assunto à discussão, tanto no ambiente escolar quanto familiar, de diferentes maneiras e situações.

Se não podemos mudar o mundo, podemos tentar melhorá-lo, pensando de forma global e agindo de modo local, buscando fazer e promover a diferença, mesmo que este mundo seja o nosso lar, a nossa escola, o nosso ambiente de trabalho.

Valores são princípios que guiam nossa vida moral, emocional e espiritual, que nos dão sentido e diretriz, enriquecendo nossa personalidade. Os valores fortalecem a responsabilidade e orientam escolhas e decisões. Precisamos entender os valores como sementes do bem, que criarão raízes e darão sustentação aos jovens, fortificando-os para a vida na sociedade.

Esperamos que esse assunto possa nos contagiar a todos e que não cesse ao final deste ano.

Antes, possamos incorporar novos modelos, novas posturas, perceber que é possível ser diferente. Aprendendo um pouco a cada dia, podemos ser e fazer pessoas felizes.

VEJA FOTOS: Maternal II B na contação da história “O Pintinho Azul” e aula da professora Cris Sanches para Jardim I