Leitura Viva Espaço Educar

Nosso Programa  Leitura Viva Espaço Educar foi o vencedor do concurso: “Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Para Crianças e Jovens de todo Brasil“, eleito pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

IMG_0654

A FNLIJ é o órgão máximo de certificação em qualidade da literatura produzida para infância em nosso país e realiza anualmente o Salão do Livro para Crianças e Jovens, na cidade do Rio de Janeiro, onde ocorrerá a premiação. Na próxima semana, a autora e jornalista Claudia Lins, responsável pelo Programa Leitura Viva Espaço Educar, estará representando nossa escola neste importante evento literário.

Sobre o Prêmio

Em sua 19ª edição, o concurso FNLIJ: “OS MELHORES PROGRAMAS DE INCENTIVO À LEITURA JUNTO A CRIANÇAS E JOVENS DE TODO BRASIL”, tem por objetivo identificar e dar publicidade aos diversos programas de incentivo à leitura de livros de literatura junto aos públicos infantil e juvenil já existentes no Brasil, buscando conhecer quem, como e com que dificuldades, soluções e metas lidam as pessoas, físicas e/ou jurídicas, responsáveis por estes programas, bem como estimular o desenvolvimento de novos programas inspirados na experiência dos vencedores, além de gerar subsídios técnico-científicos para o desenvolvimento de políticas, públicas ou privadas, de incentivo à leitura no Brasil.

Os critérios avaliados para a escolha do Leitura Viva Espaço Educar como melhor programa de incentivo à leitura do país foram:

originalidade quanto à concepção e operacionalização do programa;

área de abrangência do atendimento e número de beneficiados;

qualidade do acervo de livros utilizados em nossa escola;

práticas que propiciam a criação e a geração de autonomia de leitores; entre outros ítens.

TOPO

A premiação – Como pessoa física responsável pelo programa, Claudia Lins, receberá da FNLIJ 500 livros infantojuvenis, títulos que serão doados para a Biblioteca Educar, passando em breve a fazer parte do acervo de nossa escola para as ações de mediação literária do Programa Leitura Viva Espaço Educar.

“Em nome da Equipe Leitura Viva, agradeço a todas as famílias, por incentivam seus filhos a acreditar no poder dos livros e das boas histórias, aos educadores e voluntários que participam de ações de nossa biblioteca, as mediadoras, tia Suely, Cris e Laura, pela coragem de embarcar nessa aventura, as coordenadoras Wylma e Guirleide, por tantas ideias compartilhadas, e à direção Espaço Educar, pois sem solo fértil, nenhuma semente germina e dá frutos”, (Claudia Lins).

IMG_0669

O que é o Programa Leitura Viva?

Implementado em fevereiro de 2012, surgiu com o objetivo de integrar diversas ações de mediação e incentivo à leitura de livros literários para infância e juventude, beneficiando um público direto de 1.100 crianças com idades entre 1 ano e 6 meses, matriculadas nas classes da educação Infantil ao Ensino Fundamental, da Escola Espaço Educar, na cidade de Maceió, Alagoas.

São 12 as ações deste programa:

Era Uma Vez Outra Vez – Semana Educar da Leitura – Dia de Brincar de Ler – Encontro com Autores – Formações Literárias – Biblioteca Na Sala – Cantinhos de Leitura – Trocas Literárias – Leitura no Pátio – Leitura no Recreio – Contações nas Salas de Aula e Cardápio Literário.

Conforme descreve Claudia Lins, o ponto de partida para fundamentar o programa foi o desejo de redimensionar o papel da biblioteca escolar, tornando-a organismo vivo de acesso e promoção da leitura e espaço irradiador de trocas simbólicas e experiências participativas, por meio da circulação de acervos e do compartilhamento de vivências, memórias e diferentes pontos de vista entre educadores, alunos e suas famílias.
Assim, o programa vem defendendo o direito à leitura como parte constitutiva da democracia cultural, incentivando a formação de leitores autônomos para além dos muros da escola.

Disposta a abraçar a leitura literária, a direção da escola abriu suas portas para este programa, criou condições para realização de encontros entre leitores e autores, investiu recursos em formações profissionais de sua equipe com especialistas em literatura infantojuvenil, e favoreceu a criação de uma equipe de educadoras mediadoras de leitura atuando como promotora de ideias criativas para aproximar a biblioteca, os livros e a leitura, da comunidade escolar.

101_0170

“Reconhecemos que mediar leitura é uma tarefa desafiadora e deve construir horizontes para além da escola e do pedagógico, por isso nos lançamos ao futuro buscado criar vínculos afetivos entre nossos leitores infantis e os títulos de literatura literária. Aprendemos com a experiência que nenhum gosto de ler pode surgir apenas do convívio com os objetos livros, mas sim de um ambiente que inspire leituras, promova o encantamento e permita a liberdade de escolhas literárias”, (Claudia Lins).

LEITURA VIVA no Facebook

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para conhecer a fanpage do Programa Leitura Viva Espaço Educar no Facebook:

CLIQUE aqui para CURTIR!