LER É MINHA PRAIA… Essa Onda Vai Pegar!

montagem

LER É MINHA PRAIA… Essa onda vai pegar!

Autores e histórias prometem agitar os domingos na orla de Ponta Verde

O feriado de 2 de novembro marca a estreia em Maceió de um projeto de circulação literária voltado ao público infantojuvenil. O Ler é Minha Praia, uma realização do Portal Mundo Leitura e do Programa Leitura Viva Espaço Educar, promoverá três encontros interativos na orla de Ponta Verde. As sessões de contação de histórias, bate-papo com autores e ilustradores, lançamento de livros e feira de títulos, acontecerão em tendas armadas com vista para o mar, no espaço da rua fechada, cenário de lazer e cultura da cidade, aos domingos.

“O Ler é minha praia surgiu com o propósito de criar um ambiente descontraído para a fruição da leitura, que seja instigante, desafiador e capaz de mexer com os sentidos, a criatividade e a imaginação do público”, explicam suas idealizadoras, as jornalistas e escritoras Claudia Lins e Simone Cavalcante. Juntas elas coordenam o portal Mundo Leitura e há muito tempo tinham o sonho de realizar um movimento que pudesse levar livros e histórias ao alcance de todos. Faltava encontrar quem apostasse no mesmo sonho. E foi aí que entrou em cena a Escola Espaço Educar, por meio de seu Programa Leitura Viva, premiado neste ano de 2014 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como o melhor programa de incentivo à leitura do Brasil.

A escola topou abraçar o desafio de realizar o projeto, ajudando a viabilizar o evento e mobilizando parceiros e educadores voluntários, que se juntaram à equipe Mundo Leitura com a expectativa de levar boas histórias e energia criativa para o público que comparecer na orla. O Sesc Alagoas, por meio de seus programas literários: Bibliosesc e Literatura em Sesc Service, também apoiam o Ler é Minha Praia, contribuindo com a programação gratuita. Outra importante parceira do evento é a Livraria Bêabá, responsável pela seleção de títulos e lançamentos, que serão comercializados durante os encontros.

As imagens que compõem a logomarca do projeto, criadas pelo ilustrador alagoano Ivan Costa, representam uma nuvem criativa de símbolos, referências e conceitos em torno do livro e da leitura. Ilustradores como Rosinha, Lúcia Hiratsuka, Denise Rochael, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Paula Browne, Hallina Beltrão, Ddaniela Aguilar, Myrian Almeida e Hilda Moura, também criaram ou cederam imagens que dialogam com o mesmo tema, assim contribuindo para divulgar o conceito de Ler é Minha Praia. Todas as ilustrações, veiculadas na fanpage Mundo Leitura, em breve serão transformadas num vídeo do projeto.

Destaques da programação: Claudia Lins lançará o livro A Menina da Lagoa de Cristal, vencedor do Prêmio Cepe de Literatura

Programação de estreia

Os destaques da programação ficam por conta dos momentos de troca entre leitores, autores e ilustradores, partilhados nas sessões de autógrafos e bate-papos, nas rodas de leitura e nas apresentações de contadores de histórias convidados.

Entre as atrações do primeiro domingo estão o lançamento do livro A menina da lagoa de cristal, de Claudia Lins e Hallina Beltrão (Cepe Editora), o bate-papo com a ilustradora Ddaniela Aguilar sobre os livros Ventania e o Mapa do Tesouro e No Reino de Bilinguindone, os momentos musicais de cantos e contos, apresentados pelas contadoras Jaqueline Saturnino, Fátima Araújo, e os educadores Cris Sanches, Juliana Maria e Janeo Amorim, além dos divertidos momentos literários conduzidos pela equipe Leitura Viva Espaço Educar: Suely Dória, Cristina Silva, Maria Mendonça e Kássia Mayra.

A ilustradora mineira Ddaniela Aguilar, uma das convidadas do evento
A ilustradora mineira Ddaniela Aguilar apresentará os livros: Ventania e o Mapa do Tesouro e No Reino de Bilinguindone

O público visitante terá ainda muitas opções gratuitas de lazer, como a árvore generosa de livros, espaço para exposição de títulos infantis e juvenis que compõem o acervo circulante do projeto, doado por autores e diversas editoras, entre elas Cortez, Paulinas e Companhia Editora de Pernambuco. Leitura de graça também estará disponível aos visitantes na biblioteca circulante do Sesc – o Bibliosesc, um projeto de referência no estado na difusão da leitura.

Com uma rica programação e convidados especiais vindos de Alagoas e de outros estados, o Ler é Minha Praia espera despertar nas pessoas o estímulo à leitura e o prazer de ler em suas mais diversas possibilidades.

Agenda Ler é Minha Praia

Serão três encontros literários, realizados sempre ao primeiro domingo dos meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015.

Programe-se:

Ler é Minha Praia: 2 de novembro – 7 de dezembro – 4 de janeiro

Local: Rua fechada, orla de Ponta Verde, em frente ao antigo Nakaffa.

Horário: de 9h às 17h.

Entrada: Franca

Informações: pelo facebook na fanpage de Mundo Leitura e no portal: www.mundoleitura.com.br

marcas completas (2)