Pesquisa de Avaliação Física

destaque

Texto: Coordenação de Educação Física e Esportes

Gostaríamos socializar com todos, o resultado de nossa Pesquisa de Avaliação Física, realizada durante este bimestre, envolvendo 469 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Desenvolvida anualmente pela Escola Espaço Educar, essa avaliação é mais um instrumento disponível aos pais e/ou responsáveis visando a manutenção da saúde de suas crianças. O objetivo inicial é observar possíveis desvios posturais que afetam coluna, ombros, quadril, joelhos e pés, além dos índices de peso ideal das crianças.

A avaliação física é realizada por meio da observação visual, utilizando como instrumento para aferição dos possíveis desvios posturais o Simetógrafo. As alterações nutricionais são aferidas por meio de balança (Filizola) com estadiômetro.

Confiram os dados observados pela pesquisa:

dados

Sobre os desvios posturais, é possível observá-los desde criança. É importante percebê-los e buscar ajuda profissional, pois tais desvios podem ser solucionados (desvio funcional) ou melhorados (desvio morfológico). Neste segundo caso, quanto mais cedo iniciado o tratamento, maiores são as chances de melhorar a qualidade de vida e amenizar dores futuras.

No aspecto da nutrição, quando se trata de crianças, deve-se considerar a particularidade individual. O grau de nutrição da criança poderá estar abaixo ou acima do ideal e mesmo assim ser considerado normal, quando observados por um especialista os marcadores: peso, desenvolvimento e idade da criança.

Os pais dos alunos que apresentaram desvios posturais significativos e/ou grau de nutrição fora dos níveis ideais, serão convidados a comparecer a escola para uma conversa com a coordenação de Educação Física e Esportes, afim de melhor orientá-los a respeito das observações feitas durante esta avaliação física.
Os dados desta pesquisa poderão ser solicitados pelo email: educacaofisica@escolaespacoeducar.com.br

Para isso, o pai e/ou responsável deverá informar nome completo do aluno, turma e turno.