Destaques Abril

Flávia Rêgo

Uma apaixonada pelas causas ambientais, ela nasceu em 03 de março de 1986, na cidade de Maceió, mas sempre morou no pequeno município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. Filha de um marinheiro e uma dona de casa, essa bióloga e professora de ciências, tornou-se um símbolo para sua comunidade ao defender o turismo ecologicamente sustentável.

Desde a infância, desejou trabalhar com pessoas, desenvolvendo uma consciência sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Nas escolas públicas onde leciona, incentivou seus alunos a desenvolverem campanhas para a preservação dos manguezais e espécies litorâneas ameaçadas de extinção.

6 Flávia Rêgo

No ano de 2010, foi escolhida para ser a presidente da Associação do Peixe-Boi, uma organização voltada ao turismo de observação dos mamíferos aquáticos. Seu empenho e dedicação a essa organização conseguiu mobilizar pescadores e moradores da comunidade onde vive a acreditarem na ecologia como caminho de futuro para todos.

A associação presidida por Flávia monitora seis peixes-boi em cativeiro e já devolveu a natureza 28 animais, que agora nadam livres pelas praias do Brasil. Pelo menos 11 destes peixes retornam todos os anos ao rio Tatuamunha, em Porto de Pedras. Quando não está em sala de aula, Flávia também atua como educadora ambiental, na sede da associação, promovendo palestras e vídeo-aulas que ensinam os visitantes a conviver em equilíbrio e respeito com a natureza.

Salete Bulhões

Maria Salete Barros Bulhões Pereira, filha de Miguel Rodrigues Bulhões e Natalia Barros Bulhões, nasceu em Santana do Ipanema, onde passou toda a sua infância, parte da adolescência e cursou os primeiros anos escolares no Grupo Escolar Padre Francisco Correia e no Ginásio Santana. Já adolescente, veio para a capital alagoana, na qual cursou, no Colégio de São José, o curso científico e o pedagógico.

Salete (fundo com cor)

Desde cedo, demonstrava interesse em lecionar. Para especializar-se, cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – PE, licenciando-se em Língua Portuguesa, Literatura e Francês. Um pouco mais tarde, na cidade de Belo Horizonte – MG, fez o curso de especialização em Língua Portuguesa e Didática da Linguagem. Voltou à cidade natal e se estabeleceu como professora de Língua Portuguesa e de Literatura nas principais escolas da cidade.

Lembrada por todos que frequentaram suas aulas como uma verdadeira mestra, sempre desempenhou seu ofício com extrema competência. O encantamento com que ministrava suas aulas fez com que muitos dos seus alunos desejassem seguir o mesmo caminho. Delicadeza, elegância e atenção aos seus alunos e colegas são algumas de suas características, as quais se encontram tão bem combinadas e potencializadas em poucas outras pessoas que exerceram o magistério em Alagoas. Casada com o Professor Alberto Pereira Santos, hoje mora em Maceió e faz parte da equipe de correção das redações da COPEVE.