Construindo um estetoscópio

Durante o projeto de ciências, Nosso corpo, fonte de vida, os alunos dos 5ºs anos realizaram uma experiência utilizando um estetoscópio construído em sala de aula, com a finalidade de aprender mais sobre o sistema cardiovascular. Utilizando apenas um funil e uma mangueira transparente, os estudantes puderam perceber, na prática, a interação que há entre o coração e o pulmão. Primeiro, eles analisaram os batimentos cardíacos dos colegas que estavam sentados durante toda a aula. Depois, eles fizeram alguns minutos de exercício e logo em seguida, utilizaram  novamente o estetoscópio. Na mesma aula, também foi ensinado aos alunos outras maneiras de medir a pulsação: pressionando os dedos indicador e médio, no pulso e/ ou pescoço.

A professora Jadna disse que os alunos gostaram bastante da experiência e que na aula seguinte comentaram sobre o experimento com quem se ausentou no dia. O aluno Rafael Brandão conta, ainda, que nunca tinha tido a oportunidade de usar um estetoscópio e que aprendeu bastante com a experiência.

Confira as fotos abaixo: