Aula saborosa: aprendendo fração

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “a atividade matemática escolar não é olhar para coisas prontas e definitivas, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade” (BRASIL, 1997, p.19). Sendo assim, durante essa semana os alunos dos 4ºs anos iniciaram o trabalho com frações de forma dinâmica, prazerosa e saborosa! Isso mesmo, saborosa!

E para iniciar a construção do conceito de fração e apropriar-se de seu uso no dia a dia, fizemos um gostoso trabalho com chocolate, no qual eles puderam vivenciar situações problemas que envolvessem o conceito de fração e a representação fracionária.

Os aprendizes têm mais facilidade em associar frações como partes de uma figura, de uma pizza, de um bolo, de uma barra de chocolate, isto é, quando o todo é contínuo. E para facilitar esse aprendizado, foi proposta a atividade dinâmica e experiencial com a barra de chocolate, explorando assim o conceito de fração, recorrendo a situações que envolvessem a relação parte-todo. Ao fim da aula, após o divertido trabalho, os alunos puderam se deliciar, degustando o chocolate.

No decorrer dos nossos estudos sobre frações trabalharemos sobre o significado da representação fracionária dos números racionais enfocando os estudos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, no qual trata do ensino-aprendizagem do conceito de fração e seus significados: número, parte todo, quociente, medida e operador multiplicativo.

Texto produzido por: Sheyla Gomes (professora de matemática dos 4ºs anos)