Alunos do Ensino Fundamental participam de atividades de autoconhecimento e liderança

As salas de aula da Escola Espaço Educar estão repletas de entusiasmo e descobertas neste início do ano letivo de 2024, à medida que os alunos do Ensino Fundamental participam das atividades do programa “Líder em Mim“. Este programa, conhecido por fortalecer habilidades socioemocionais e de liderança, está contribuindo para que as crianças desenvolvam uma base sólida para enfrentar os desafios da vida, com confiança e determinação.

Nestes primeiros dias de aula, o foco tem sido o autoconhecimento e a organização, elementos essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico. Durante as atividades em sala de aula, os alunos do 3º ano compartilharam as coisas que os deixam felizes, enquanto os do 5º ano identificaram aquelas que os deixam estressados. Essa provocação inicial proporcionou descobertas valiosas sobre as emoções de cada criança, preparando o terreno para um desenvolvimento mais consciente.

Inspirados pelos “7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, os pequenos líderes abraçaram o Hábito 3: “Faça Primeiro o Mais Importante”. Utilizando um exercício desafiador para planejar suas rotinas, os alunos aprenderam a importância de definir metas e criar estratégias para alcançá-las. Eles delegaram horários, distribuíram tarefas e estabeleceram deveres, demonstrando a importância da organização e do planejamento para o sucesso pessoal.

Além disso, as atividades do Líder em Mim têm incentivado a colaboração, a comunicação eficaz e o pensamento crítico. Os alunos estão aprendendo a trabalhar em equipe, resolver conflitos de maneira construtiva e expressar suas ideias de forma respeitosa. Essas habilidades são fundamentais não apenas para o ambiente escolar, mas também para a vida cotidiana e o futuro dos pequenos.

Como resultado do compromisso dos alunos e dos educadores com o programa Líder em Mim, estamos testemunhando um ambiente escolar mais positivo e inclusivo, onde cada criança se sente valorizada e capacitada a alcançar seu pleno potencial.