Escola Espaço Educar investe em novo espaço de robótica

No início deste ano letivo, a Escola Espaço Educar criou o Espaço Robótica, ambiente pensado para integrar tecnologia, criatividade e interdisciplinaridade. Além do Laboratório de Inovação (Labi), onde acontecem aulas de ensino prático, o novo espaço receberá os alunos para um aprendizado dinâmico e estimulante. Com recursos exclusivos, como kits de Lego e materiais digitais interativos, as aulas de robótica se destacam como uma experiência valiosa de aprendizado. A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Orleane Lima, destaca como esse novo recurso irá tornar as aulas mais atrativas:

A nova disposição das mesas foi pensada para promover mais interação entre os alunos, melhorando a qualidade das aulas e criando uma atmosfera de colaboração. As crianças adoraram o novo espaço, pois facilita muito o trabalho em equipe com a nova formação. Uma das habilidades que a robótica desenvolve é justamente a capacidade do trabalho em grupo, que é uma necessidade para a vida dos alunos.

Ao adentrar o universo da robótica desde os primeiros anos de vida, as crianças não apenas se tornam familiarizadas com a tecnologia, mas também desenvolvem uma ampla gama de habilidades. A professora Ana Paula Lopes destaca que na robótica não se trata apenas de criar máquinas, mas de desenvolver a criatividade, a coordenação motora e a organização das crianças. Além disso, ela ressalta a interdisciplinaridade presente nas aulas, preparando os alunos para um futuro profissional multifacetado.

Tudo gira em torno da tecnologia hoje em dia. Na robótica eles são inseridos nesse universo desde pequenos e esse ambiente se torna familiar. Assim sendo, essas crianças crescem familiarizadas com essa linguagem, o que colabora em muito com a abertura de novos horizontes.

As aulas de robótica na Espaço Educar não são apenas sobre montar e programar robôs. Trata-se de uma jornada de descobertas, onde os alunos são desafiados a resolver problemas complexos, trabalhar em equipe e explorar o mundo ao seu redor. Do Infantil ao Fundamental, os estudantes mergulham em conceitos que muitas vezes só seriam apresentados em níveis mais avançados de ensino, como explica o professor Geraldo Filho:

Trabalhamos na robótica habilidades matemáticas, de engenharia, biologia, geografia… É um curso interdisciplinar, com a visão mais voltada para a tecnologia. É como se fosse uma sala de aula do futuro. Uma criança do Jardim II, por exemplo, já consegue ter uma noção do que é tração, que é um assunto da física, que o aluno, muitas vezes, só vai ter contato no Ensino Médio, e aqui, ele já consegue ter uma noção básica disso.

A iniciativa da Escola Espaço Educar reflete um compromisso genuíno com a formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também o cultivo de valores como colaboração, criatividade e resolução de problemas.