Como as fibras podem ajudar na sua saúde?

As fibras são componentes importantes para manter uma alimentação saudável. Devido às suas propriedades, apresentam importante papel na alimentação infantil, sobretudo na alimentação de crianças acima de 2 anos, pois é nesta idade que encontramos maior prevalência de constipação intestinal (prisão de ventre).

Importante para auxiliar na redução dos níveis sanguíneos de colesterol e no controle de açúcar no sangue em diabéticos, as fibras se classificam em solúveis e insolúveis, dependendo da solubilidade em água.

As fibras insolúveis dão textura firme em alguns alimentos, como os grãos. Elas são responsáveis por aumentar o bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal. Encontramos esse tipo de fibra nos farelos de cereais, nas castanhas, nas amêndoas, nos grãos integrais, na pera, maçã, cenoura e brócolis.

As fibras solúveis são encontradas também em vários grãos, hortaliças e frutas. Traz benefícios à saúde porque apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, e diminuem a absorção de glicose e do colesterol. São encontradas em algumas leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas), no farelo de aveia, laranja, maçã.

Devemos sempre dar preferência aos alimentos naturais, como frutas, hortaliças, leguminosas, grãos, sementes. Lembre-se: uma alimentação equilibrada, variada e contendo alimentos ricos em fibras é o principal fator para prevenção de várias doenças.

facebook