Desafios de matemática: utilizando a plataforma Khan

E a aprendizagem de forma dinâmica e divertida tomou conta das turmas dos 4ºs anos nas aulas de matemática. Os aprendizes estão cada vez mais empenhados na realização das atividades e dos desafios propostos pela Khan Academy e incentivados pela dinamizadora Sheyla.

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado que habilita o aluno a aprender de forma ativa e divertida. No mínimo uma vez na semana nossos aprendizes realizam atividades e desafios virtualmente, gerenciados e acompanhados por sua tutora.

De acordo com dados fornecidos pelo próprio site, a Khan Academy é uma ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. A mesma tem a missão de fornecer educação de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, além de oferecer uma coleção grátis de mais de 3.800 vídeos de matemática, história, medicina e saúde, finanças, física, química, biologia, astronomia, economia, ciência da computação, entre outras disciplinas ofertadas gratuitamente pela própria academia. Com o uso da tecnologia, Salman Khan acredita ser possível o acesso ilimitado ao conteúdo escolar, tanto para alunos quanto para os adultos que querem retomar sua habilidade de aprender.

O método Khan propõe a união da tecnologia com o espaço da sala de aula e isso faz com que nossos aprendizes desenvolvam novas competências utilizando os avanços tecnológicos, pois sabemos que nosso desafio enquanto educador é colocar todo o potencial da tecnologia a serviço do aperfeiçoamento do processo educacional no qual nossas crianças estão inseridas e são desafiadas diariamente.

De acordo com Levy (1993) que nos fala sobre as tecnologias da inteligência, todo educador deve fazer uso de forma criativa do computador, assim como também da internet, usando-os como mais um recurso de trabalho, fonte de informação e aprendizagem, favorecendo assim, o desenvolvimento de habilidades e contribuindo para o saber individual e coletivo de cada aprendiz. Assim, optamos pelo uso da Khan, para que a mesma nos auxilie na obtenção da excelência e aprimoramento do saber matemático de nossos alunos.

Texto produzido por: Sheyla Gomes (professora de matemática dos 4ºs anos)