Quais os alimentos essenciais para o desenvolvimento do seu filho?

Sabemos que para um desenvolvimento infantil saudável, é necessário uma alimentação equilibrada. A preocupação com a nutrição do filho começa ainda na gestação. O consumo de ferro, por exemplo, é fundamental para o bom desenvolvimento da placenta, o cálcio para fortalecer o esqueleto do feto e vitaminas A e D para ajudar na formação das células.  Nossa equipe de nutrição preparou algumas dicas de alimentos essenciais para o crescimento do seu filho. Confira:

Primeira infância- de 1 a 2 anos
É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o cérebro absorve todas as informações. Além do que é a fase na qual a criança define as preferências alimentares. Aqui, a quantidade de carboidratos e frutas deve aumentar, e as porções de cada grupo alimentar por dia deve ser:
– 5 porções de carboidratos (arroz, macarrão, pães integrais, biscoitos integrais)
– 3 porções de verduras e legumes
– 4 porções de frutas
– 3 porções de leite e derivados
– 2 porções de carnes e ovos
– 1 porção de leguminosas (lentilha, grão de bico, feijão)

Pré- escolar e escolar- de 4 a 12 anos
A recomendação de porções de cada grupo alimentar por dia é:
– 3 porções de verduras e legumes
– 3 porções de frutas
– 3 porções de leite e derivados
– 2 porções de carnes e ovos
– 1 porção de leguminosas (feijão, lentilha, ervilha)

É importante que os pais tenham consciência que o consumo excessivo de sódio, gorduras saturadas e hidrogenadas, açúcares e vários aditivos químicos aumenta o risco de desenvolver doenças do coração e obesidade.

Portanto, deve-se evitar o consumo de biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo, produtos congelados e prontos para aquecimento, hambúrgueres, salsichas e outros embutidos. Educar as crianças com bons hábitos alimentares na infância determinará a permanência de muitos hábitos saudáveis na vida adulta. Pense nisso!

Nutricionista responsável: Vanessa Freitas (CRN 3.263)