Mostra cultural: Um jeito gostoso de aprender

Quem já brincou de escola? Quem foi professor e aluno ao mesmo tempo? Quem ensinou o que mais gostava, conectou assuntos diversos e se deixou levar pela imaginação? O espetáculo “Um Jeito Gostoso de Aprender” convida você a conhecer uma escola movida pela imaginação, pelos encontros e descobertas, pelo prazer em conhecer e conviver e por tudo o que construímos a partir deles.

Sobre a concepção:

Escolhemos criar um espetáculo adotando as mesmas estratégias utilizadas todos os dias na nossa escola: uma postura construtivista. Apostamos em um processo dinâmico, prazeroso e que valorizasse os saberes e os relatos dos alunos. Planejamos encontros em que as crianças pudessem falar sobre o que mais gostam de fazer na escola, como preferem estudar determinados assuntos, o que mais chama sua atenção, entre outros temas de interesse delas. Esta forma permitiu que os alunos pudessem demonstrar, cada um a sua maneira, aquilo que vivem e aprendem no dia a dia do Espaço Educar. Foram dias livres, leves e ricos em produtividade e afeto. Entre passos de dança, conversas divertidas e assuntos pedagógicos, o espetáculo “Um Jeito Gostoso de Aprender” tomou forma, ritmo e sentido. Os alunos foram envolvidos no processo de elaboração, assumiram o protagonismo, a autoria de canções e coreografias. O espetáculo ressalta a importância do processo, da construção, da travessia e das conexões que estabelecemos com o outro, com o universo e conosco ao longo da vida. Sem desmerecer o resultado final, mas, sobretudo, reconhecemos que está na forma e no processo de condução da nossa vida, algo bem mais importante que esse resultado conquistado.

A história:

Era uma vez… uma menina que queria brincar de escola e resolveu chamar as amigas para entrar na brincadeira. Elas inventaram uma escola movida pela imaginação, pela alegria em aprender, pelo prazer em fazer grandes descobertas. Letras dançavam, livros voavam, músicas soavam, havia chuva de números, de ideias, de fantasia… Era possível viajar pelo espaço sideral, conhecer de perto a rotação dos planetas, as fases da lua, ver a Terra de longe, adentrar a atmosfera terrestre, dançar a Matemática, brincar com as formas geométricas, penetrar o corpo humano e conhecer de perto o funcionamento dos sistemas… Sempre brincando, cantando, dançando e aprendendo que era possível conhecer a essência humana, respeitando as diferenças, amando e ajudando alguém muito especial ao seu lado.

Direção: Tamylka Viana