Projeto Ciências no jardim

Você sabe de onde vem o feijão que você come? Você já viu algum vegetal se desenvolver?  O que encontramos dentro da semente do feijão? O que acontece com os feijões plantados à medida que o tempo passa?

Através do Projeto “Ciências no Jardim”, as crianças dos 2°s anos conheceram o processo de germinação dos feijões a partir de aulas lúdicas e investigativas: plantar sementes de feijões e acompanhar passo a passo o processo de desenvolvimento da nova plantinha. A proposta desta atividade era que as crianças pudessem visualizar e acompanhar as etapas de desenvolvimento e crescimento por que passa uma semente, até se tornar uma planta. Além disso, as crianças investigaram os cuidados necessários para que esse ser vivo possa crescer e se desenvolver de modo adequado.

Durante as aulas de ciências, as crianças fizeram levantamento de hipóteses, compartilharam ideias e chegaram a conclusões significativas a respeito do conteúdo estudado. Essa proposta permite que os alunos construam conhecimentos científicos e consigam sistematizar os conteúdos a partir das atividades propostas, sempre valorizando as situações do cotidiano e estimulando os alunos a fazerem investigações, além da elaboração de conceitos sobre os temas estudados.

É importante ressaltar que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “os estudos sobre plantas também oferecem oportunidades para a compreensão do processo do ciclo vital”. Essa ideia do ciclo da vida permite que as crianças entendam que todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem. Trata-se de um conteúdo valioso que deve ser abordado no início do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Você também quer plantar uma semente de feijão? Veja o que você precisará para fazer esse experimento:

Obs. Inserir também no rodapé da foto a referência do módulo.