Projeto Sociedade Açucareira: visitando a Usina Serra Grande

Na última quarta-feira (05), os alunos dos 4ºs anos tiveram a oportunidade de conhecer a primeira usina de açúcar de Alagoas, Usina Serra Grande, localizada em São José da Laje. Depois, visitaram o museu Serra Grande, onde foi por muito tempo a casa do coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, fundador do engenho em 1894.

Em seguida, os alunos foram à comunidade quilombola do Muquém, em União dos Palmares. Aprenderam que o local, que é preservado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi símbolo da luta pela liberdade dos escravos. Atualmente a comunidade sobrevive da produção cultural, do extrativismo, artesanato, turismo, produção de panelas de barro e da agricultura, maior fonte de renda do município.

O rio Mundaú, localizado próximo a comunidade, é utilizado como meio de trabalho, pois o barro extraído da sua margem serve de matéria-prima, para produção de alguns artefatos.

Em seguida visitaram um artesanato local, onde puderam comprar bonecas de pano, roupas feitas de crochê, panos de prato, e produtos de barro, como brincos, colares, pulseiras e panelas. Por fim saborearam o caldo-de- cana produzido na indústria local.

“Nesse trimestre os alunos dos 4ºs anos estão aprendendo sobre a Sociedade Açucareira, e a aula de campo teve o intuito de mostrar um pouco sobre a cana-de-açúcar no Brasil, como foi a evolução das indústrias com o passar do tempo, o processo manual de plantio, colheita e transporte, até chegar às usinas”, disse a professora Karlly Melo.