Aniversário na escola sem presentes e sem lembrancinhas doces

Depois de ouvir vários pais e mães ao longo dos últimos anos, acompanhar a dinâmica dos aniversários na escola e muito refletir sobre o assunto, percebemos  que presentes não devem ser trazidos para a comemoração feita na escola. Essa mudança foi comunicada e explicada aos pais na primeira reunião do ano e também aos nossos alunos, em sala de aula.

Seguem algumas percepções que ratificam a nossa decisão:

  • Para os pais dos convidados, a correria para comprar o presente de última hora, a busca por algo que caiba no orçamento, dentre outros, muitas vezes faz com que o presente vire praticamente uma obrigação, sem nenhum valor afetivo.Para o aniversariante, os presentes, que só são abertos depois da festa, serão mais alguns numa enorme quantidade que ele já tem, brinca uma vez e depois esquece.
  • Nessa roda de todos presentearem a todos, muitas coisas desagradáveis acontecem, principalmente a mensagem de reforço ao consumo exagerado.

“A cultura do presente promove um desserviço na construção de valor do que realmente importa numa celebração de aniversário. Precisamos fortalecer laços,  ressaltar a oportunidade do encontro, do abraço, da amizade. Já que isso dificilmente acontece nas festas que fazemos nos salões de festa, deixemos que as crianças tenham essa vivência na escola, que tem o papel de provocar reflexão e de despertar novos olhares e oportunidades na construção de valores”, diz a Diretora Administrativa, Sílvia Melo.

Sobre as lembrancinhas com doces, nem é necessário falar muito sobre o quão desnecessárias e inconvenientes são. É claro que criança gosta de doce mas, não podemos desconsiderar o mal que estes fazem, principalmente se consumido em excesso. “Se queremos dar uma lembrança, pensemos em algo que seja criativo, lúdico e barato. Mudinhas de plantas, desenhos para colorir, figurinhas autocolantes, tela para pintura, dedoches… são algumas ideias dentre tantas outras que podemos criar”, acrescenta a diretora.

Tudo isso tem um grande impacto quando pensamos no que queremos para os nossos filhos e para a formação de valores, tarefa que a escola deve compartilhar com a família.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditShare on StumbleUponShare on VKShare on YummlyFlattr the authorBuffer this pageShare on LinkedIn
Comentários

2 respostas para “Aniversário na escola sem presentes e sem lembrancinhas doces”

  1. Roseane Guimarães disse:

    Perfeito! Concordo plenamente.
    Obrigada por mais essa lição!

  2. Simone Monteiro disse:

    Parabéns!
    Devemos passar exatamente esses valores para os nossos filhos.
    A importância de estarmos aqui e valorizar nossos irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *