No ritmo do Carnaval: aula de música com frevo, maracatu e marchinhas

Estudos científicos comprovam que o contato de crianças com a música tem um papel importante nos aspectos afetivo e social. Além disso, funciona como meio de identificação cultural, estimula a criatividade, a concentração e a memória, e é um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar na aquisição de vocabulário.

Mas não é o contato com qualquer música. É importante que os pais percebam que devem apresentar diferentes estilos musicais para os filhos. As músicas devem estimular a reflexão, ter rico vocabulário e promover a diversão. Nem sempre as músicas que estão “na moda” atendem esses requisitos.

Durante essa semana, nas aulas de música, os alunos do Espaço Educar estão vivenciando o frevo, maracatu e marchinhas de carnaval, conhecendo os principais instrumentos, percebendo sua sonoridade e acompanhando os ritmos propostos.

Essas atividades apresentam às crianças a diversidade musical de diferentes culturas e regiões, levando o aluno a desenvolver a capacidade de crítica e reflexão sobre os temas abordados nessas músicas.

Em época de Carnaval, é importante conscientizar pais e mães sobre as músicas adequadas para a faixa etária da criança. Como sugestão, elencamos algumas músicas apropriadas para crianças: