Ação da campanha ”Educar para a cidadania” propõe o exercício da democracia

‘’Educar para a cidadania’’ é o tema da campanha que está sendo desenvolvida com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental este ano, que visa despertar para a consciência dos direitos e deveres de cada um de nós na sociedade.

“Exercendo a democracia” foi a primeira intervenção que aconteceu na última quinta-feira (12/04), na qual os alunos escolheram, por meio de uma eleição, o nome do novo personagem da Turminha Educar. O objetivo era proporcionar um momento de exercício da democracia para as crianças do Jardim II ao 5º ano, que tiveram a oportunidade de participar de uma eleição de verdade, entendendo seu propósito e funcionamento.

No dia da votação as turmas foram divididas por horários e levadas ao auditório para computador o seu voto. Lá, cada um dos alunos foi à cabine eleitoral e digitou o número escolhido no tablet, apertando em seguida na tecla verde, que confirmava o voto.

A proposta vai muito além da escolha de um nome. A ação busca promover a reflexão e a discussão entre os eleitores, que têm a oportunidade de debater, de forma saudável, o porquê de suas escolhas. Além disso, muitos questionamentos são feitos, como o papel de cada um enquanto cidadão, o respeito à escolha do próximo e à democracia.

 

 

 

Perguntamos aos nossos alunos: O que é Cidadania? Confira em: Educar para a Cidadania

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditShare on StumbleUponShare on VKShare on YummlyFlattr the authorBuffer this pageShare on LinkedIn
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *