Espaço Educar realiza ação educativa na Semana do Trânsito

Em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito (25 de setembro), preparamos uma ação educativa com os nossos alunos. O objetivo da mesma é contribuir significativamente para a conscientização de adultos e crianças sobre o nosso comportamento no trânsito.

O tema da ação ‘A forma como você dirige dá exemplo para quem vem depois’ , transmite bem a nossa responsabilidade enquanto adultos com a formação dos futuros cidadãos. Sabemos que os pequenos estão atentos aos comportamentos adotados no trânsito. Seja na hora do passeio com os pais, no caminho de casa até a escola ou mesmo atravessando a rua, estão sempre aprendendo conosco.

Pensando nisso, propusemos aos alunos do Ensino Fundamental o jogo da multinha ou ‘joinha’, em que a criança parabeniza ou multa os pais/familiares pelas atitudes no trânsito. Já os alunos da Educação Infantil desenharam situações no trânsito que representassem os valores trabalhados em sala de aula: compreensão, gentileza, tolerância e paciência.

A ideia da ação surgiu da campanha Escolha a Calma (conheça mais sobre a campanha AQUI), que promove a escolha consciente pela paz e não violência na sociedade, com base na reflexão e na prática de 12 valores como confiança, respeito, humildade, paciência, humor, entre outros.

O papel da escola neste contexto é despertar na criança, desde cedo, essa atitude de admiração e respeito pelas boas práticas, ou seja, aprender a distinguir e adotar os melhores exemplos.