Mostra Cultural propõe reflexão sobre cidadania

Na última sexta-feira (9), os alunos do Ensino Fundamental participaram da Mostra Cultural, evento que oportuniza uma vivência artística e multidisciplinar, explorando linguagens como teatro, música e dança.

A concepção do espetáculo ‘EU MUnDO” surgiu do tema anual ‘Educar para cidadania’, trabalhado ao longo do ano com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Segundo a diretora do espetáculo, Mona Spinassé, as crianças apresentaram alguns elementos subjetivos e objetivos que aguçam o pensamento reflexivo e colaboram com a mudança de pensamento e de atitude.

“Todos reconhecemos a importância de termos uma consciência cidadã para alcançarmos um mundo diferente do atual. Porém, pouco se pensa como se constrói essa consciência cidadã. Desde o início, a criação do espetáculo foi um processo colaborativo: os alunos do Ensino Fundamental participam da criação e produção das coreografias, cenografia e figurino”, disse Mona.

Os 2ºs anos representaram pessoas apáticas e homogêneas que vivem indiferentes ao mundo em que estão inseridas. Na segunda parte, os alunos aparecem como sujeitos históricos com a consciência de que cada um constrói a sua história e da sociedade.

Já os alunos dos 3ºs anos mostraram como o sujeito é influenciado pelas mídias, sem ter um filtro crítico das informações circuladas nos meios de comunicação. Na segunda parte, esses alunos aparecem como pessoas que questionam o status quo da sociedade e investigam a realidade em que estão inseridos.

As turmas dos 4ºs anos representaram as várias divisões e muros sociais que existem na sociedade, bem como os conflitos e as desigualdades. No segundo momento, vivenciam um processo de conquista de direitos, tornando real a afirmação que todos são iguais perante a lei.

Finalizando o espetáculo, os estudantes do 5º ano dramatizaram o processo de avanço da consciência cidadã: do individualismo à tomada de consciência, num processo coletivo.

Esse ano a Mostra Cultural contou ainda com a participação especial dos alunos dos 5ºs anos da escola Municipal Major Bonifácio. O intercâmbio entre as escolas levou os alunos a refletirem sobre o papel do cidadão.

“Ficamos muito felizes com o que vimos acontecer naquele palco. Para além do que esperávamos, as crianças se entregaram ao espetáculo e deram um verdadeiro show de desenvoltura e cidadania. O público, por sua vez, entendeu a mensagem e vibrou com cada detalhe do que assistiu.”, concluiu a diretora administrativa, Sílvia Melo.

O evento aconteceu no Teatro Gustavo Leite.

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditShare on StumbleUponShare on VKShare on YummlyFlattr the authorBuffer this pageShare on LinkedIn
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *