Expoarte

Como parte do encerramento dos projetos que são desenvolvidos ao longo do ano nas aulas de Arte, a EXPOARTE reúne obras dos alunos do Jardim I ao 5º ano.

Jardim I – Mundo da imaginação (profª Maria Mendonça)

O projeto explorou a simplicidade do criar para dar novos significados aos objetos e coisas. Pois quando as crianças fazem arte, elas também aprendem brincando relacionando o lúdico com seus sentimentos.

Durante o projeto foram estimuladas a construção artística de maneira mais lúdica e para a criação das telas levantamos algumas perguntas:

1) Imagine um lugar só seu, que viva na sua imaginação?

2) Quem mora neste lugar, quais são as caraterísticas dele?

3) Agora escolha o lugar ou o personagem ou um objeto ou meio de transporte que ele use e vamos desenhar apenas um detalhe bem grande quase do tamanho da tela.

A criança desenhou livre, depois no passo a passo pintamos somente o fundo de apenas uma cor a escolha da criança, na outra aula pintamos o desenho, lavando os pincéis e não deixando que misture as cores o resultado foi representado esse mundo da imaginação particular de cada criança.

Jardim II – Vitrais (profª Maria Mendonça)

As crianças relacionaram a arte na época dos castelos, nos diferentes suportes como pintura, arquitetura e esculturas para representar os pensamentos e modos de vida desses povos. A tela produzida em tinta guache foi inspirada nos vitrais de castelos antigos.

Começamos a aula observando onde ainda existem esses vitrais, nas igrejas e em alguns prédios como decoração. O desenho foi livre a partir dai os traços no fundo foram criados e pintados bem coloridos.

1º ano – Primórdios das artes (profª Joelle Malta)

As crianças conheceram sobre a arte desde as pinturas nas cavernas até o renascimento, conhecendo artistas, obras e fatos marcantes desses períodos. Nas telas construíram uma reprodução livre intitulada “Minha Monalisa”, pudendo mudar cores e formas da pintura original de Leonardo Da Vinci.

2º ano – Artes no mundo (profª Tácia Albuquerque)

Nesse projeto puderam compreender a diversidade cultural que constitui nosso planeta. Para tal, as crianças conhecerão diversos artistas e obras no decorrer dos tempos que retrataram as famílias (tela enviada para casa) valorizando sua contribuição para o meio cultural e social.

Também aprenderam sobre algumas manifestações artísticas dos continentes, produziram em pratinhos de papel uma releitura livre do planeta Terra e um painel coletivo com colagem com materiais naturais.

3º ano – Alagoas terra do meu coração (profª Tácia Albuquerque)

As crianças conheceram sobre os principais artesanatos alagoanos e alguns artistas, manifestações folclóricas e valorizando sua contribuição cultural para nosso estado. Produziram telas inspiradas nas paisagens alagoas com técnica de desenho de observação.

4º ano – Nossas raízes (profª Tácia Albuquerque)

As crianças exploraram sobre as raízes culturais brasileira, elementos da arte indígena, da arte portuguesa, da arte africana explorando elementos que contribuíram em nossa formação cultural. A tela foi inspirada num autorretrato e no reconhecimento desses elementos.

5º ano – Brasil mosaico cultural (profª Tácia Albuquerque)

As crianças conheceram um pouco da diversidade cultural que constitui nosso país. explorando algumas manifestações artísticas de cada região, valorizando sua contribuição para o meio cultural e social. Na tela, utilizaram elementos dessa diversidade e a imaginação ao se inserirem nas telas criando cenários e personagens.