Educação híbrida e suas possibilidades pedagógicas

Tendência em instituições de ensino em todo mundo, o Ensino Híbrido – modalidade de aprendizagem que combina ensino presencial e à distância – permite a integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, aproximando os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano do aluno, garantindo o maior engajamento dos estudantes no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor.

Na perspectiva da Educação Híbrida, a Escola Espaço Educar já utiliza desde 2017 o Clube do Aluno, que é o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),  que pode favorecer e potencializar o processo de aprendizagem.

Pensando nisso, a Escola Espaço Educar vem investindo em formações e oficinas com a equipe pedagógica. O tema Educação híbrida e suas possibilidades pedagógicas foi abordado com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental na última segunda-feira (20), primeiro dia de formação de 2020.

De acordo com Guilmer Brito, Doutor em educação e consultor da escola, o objetivo da formação foi apresentar aos professores estratégias didáticas para a utilização do Clube do Aluno dentro do contexto do Ensino Híbrido, de forma a agregar novas alternativas para uma aprendizagem  interativa e participativa, contribuindo no aprofundamento e revisão de conteúdos, produção de atividades, espaço para tirar dúvidas entre outras possibilidades.

“Importante ressaltar que tudo isso é integrado à proposta pedagógica da escola e aos materiais didáticos utilizados. Essa personalização ajuda aos alunos nos seus estudos, criando novos espaços de aprendizagem, além da sala de aula”, explicou Guilmer.

Durante a formação os professores discutiram os conceitos envolvidos na Educação Híbrida, interagiram no Clube do Aluno realizando atividades práticas e conhecendo os recursos e possibilidades.