Conheça os homenageados de julho: Médicos sem fronteiras

Publicado: https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/medicos-sem-fronteiras-quem-sao-eles.html

Você, com certeza, já ouviu falar dos Médicos Sem Fronteiras! São pessoas que prestam ajuda humanitária às vitimas de situações alarmantes em todo o mundo

Você, com certeza, já ouviu falar dos Médicos Sem Fronteiras! São pessoas que prestam ajuda humanitária às vitimas de situações alarmantes em todo o mundo. São os “anjos da guarda” de pessoas e crianças que vivem em situações deprimentes e em sua maioria refugiados.

Vamos conhecer melhor essas pessoas que abandonam suas famílias, seu país, seus costumes e tradições para se dedicarem, exclusivamente, às populações que sofrem de desastres naturais, conflitos armados (guerras), epidemias ou que não possuem nenhum tipo de acesso à saúde.

Quem são essas pessoas? Como elas atuam? O que elas pensam? Vamos entender melhor sobre esse trabalho que ajuda e salva milhares de vidas em todo o mundo.

Quem são os médicos sem fronteiras?

Essas pessoas são conhecidas em todo mundo como a “equipe do bem”. São profissionais formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais ligados na área da saúde. Além desses profissionais também são encontrados profissionais como administradores, economistas e pessoas que tenham formação superior e com experiência profissional de, pelos menos, dois anos, além de falar um segundo idioma de preferência o inglês ou o francês.

No Brasil, a estatística divulgada pela diretoria executiva dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) é de que por volta de 100 brasileiros fazem parte do projeto e trabalham em 40 países. No mundo, totalizam mais de 34 mil profissionais trabalhando pelo mundo.

Como funciona a ação?

Todo o processo de recrutamento é realizado pelo site da organização. Quem tiver interesse pode acessar o site o procurar por informações.

Os profissionais quando estão em trabalho em outros países permanecem hospedados em residências de pessoas que também trabalham na organização. Esses profissionais recebem ajuda de custo e remuneração pelo serviço prestado.

Trabalhos oferecidos

É um trabalho que oferece ajuda e cuidados com a saúde, prevenindo doenças, facilitando o sistema público de saúde para pessoas que necessitam, desenvolve material de educação sobre a saúde, apoio psicológico, ajuda para obtenção de documentos (como protocolo de visto).

O que move essas pessoas?

O que move essas pessoas é o amor ao próximo, o poder para ajudar tantas pessoas que vivem em situação de risco, de miséria, de trabalhar em locais que não há condições de sobrevivência. Essas pessoas recebem de início uma remuneração de 700 a 1040 euros por mês. Muitos médicos recebem, atualmente, muito mais do que esse valor em seus consultórios. Por esse motivo essas pessoas têm amor ao que fazem, e principalmente, ao ser humano. A vontade de ajudar o outro sobrepõe a todas as demais vontades.

Se você quiser saber mais sobre os MSF entre em contato pelo site e obtenha maiores informações. Essas pessoas salvam milhares de vida e merecem o nosso sincero respeito!

Leia mais:

Como seguir carreira no Médicos sem Fronteiras | Colunistas

Médicos Sem Fronteiras: ter independência é fundamental