A ratinha do campo e a ratinha da cidade

Como culminância das atividades sequenciadas de leitura do semestre, os alunos do Maternal I foram à escola para assistir à dramatização da história A Ratinha do Campo e a Ratinha da Cidade.

A encenação do conto na escola foi feita pelas professoras, seguindo todos os protocolos de distanciamento social. O momento teve como objetivo proporcionar às crianças um momento lúdico e prazeroso.

Durante o semestre as professoras trabalharam com os alunos diversos contos infantis. Mesmo que de forma remota, por meio das histórias as professoras passaram valores para as crianças, estimularam o hábito de ouvir histórias, despertando o interesse pela leitura, a concentração e compreensão de textos.

De acordo com a Equipe pedagógica, a faixa etária dos alunos do Maternal I foi a que requereu uma maior atenção, justamente por serem pequenos, não conseguirem expressar verbalmente o que querem comunicar e serem tão dependentes dos adultos. Ou seja, tudo que fosse pensado, necessitaria do apoio físico de alguém que não seríamos nós.

Aproveitando os recursos tecnológicos, as professoras procuraram desenvolver os temas previstos para o ano de 2020, trabalhando o jogo simbólico, com atividades de música, leitura e contação de histórias das mais diversificadas maneiras, através do uso de recursos como a caixa surpresa, mural de figuras, palitoches, fantoches e caprichando na entonação de voz para prender a atenção das crianças, promovendo momentos de troca e participação, além da produção de vídeos brincadeiras e histórias contadas pelas professoras.

“Ao longo das aulas, contamos sempre com a gentileza e a disposição das famílias no estímulo e acompanhamento às nossas crianças, aliás esse trabalho tem sido, mesmo, desenvolvido a ‘quatro mãos’. Nossa gratidão às famílias que não mediram esforços para nos ajudar, sendo nossas mãos, olhos e braços… quantos beijos e abraços demos em nossas crianças através de vocês pais. Quanta compreensão e quanta participação! Por tudo… muito obrigada! Acreditamos que essa parceria nos traz conforto e a certeza de que sairemos deste momento mais fortalecidos”, relatou Wylma.